O duo itabirano de rap Província da Mente lança novos materiais: “Quatro Linhas” e “DeadSpace”

Radicado na mineira Ouro Preto, o duo itabirano de rap Província da Mente escolheu maio para promover o lançamento de novos materiais. Até o momento, as músicas “Quatro Linhas” e “DeadSpace” ganharam as ruas. Mas a previsão é de que novos trabalhos sejam lançados até o final deste mês.

A primeira track disponibilizada para o público foi “Quatro Linhas”, divulgada por meio das mídias sociais na quinta-feira, 10 de maio. A música, que experimenta novas formas de se trabalhar melodias, tem um tom festivo para celebrar as vitórias da dupla – formada por Alex CLD e Felipe Bônus – e preparar o terreno para novas conquistas.

O processo de composição de “Quatro Linhas” foi bastante dinâmico, levando apenas um dia para ganhar a sua forma final. Essa agilidade para transformar pensamentos em versos é própria do Província da Mente, que tem outros trabalhos compostos no mesmo ritmo, como a música “Natural”, que ainda será lançada pela dupla.

“Essa música traz uma proposta um pouco diferente. Ela vem pra casar com essa ideia que nós temos de tentar fazer algo com melodias mais encaixadas, mas, no geral, é uma música festiva, para celebrar as nossas vitórias e chamar as próximas”, conta Alex CLD.

05

Mas os novos lançamentos do Província da Mente não pararam por aí. Pouco depois, também em uma quinta-feira, mas desta vez no dia 17 de maio, o duo divulgou o videoclipe da música “DeadSpace”, que é um parceria com o europeu YT Prod – responsável por produzir o grupo de DJs Ozadya.

A música aborda temas bastantes sensíveis no meio cultural, como a autoafirmação e rejeição. Sentimentos que estão presentes em praticamente todo o meio musical, inclusive no rap. Tudo isso construído à partir das experiências, vivências e reflexões da dupla sobre os mundo e os movimentos em que estão inseridos.

“A composição foi feita simultaneamente por mim e pelo Bônus, já que moramos juntos e, às vezes, podemos desfrutar desses momentos de produção conjunta, o que permite dar uma linha um pouco mais sólida ao trabalho. Então mandamos a gravação para o YT e ele fez todo um trabalho extraordinário de acordo com o que queríamos da música”, destaca Alex CLD.

As gravações de “Quatro Linhas” e “DeadSpace” foram feitas em parceria com o músico e produtor Vinicius Souza – a primeira graças a equipamentos emprestados por ele e que puderam se transformar em um home studio; já a segunda ganhou forma no Masmorra Studio, espaço usado pelo Província da Mente para registrar vários de seus trabalhos.

Já o videoclipe de “DeadSpace” foi produzido de maneira independente e com alguns improvisos. O cenário escolhido foi a histórica Ouro Preto e as tomadas gerais foram feitas com a câmera afixada em uma lixeira. Para os takes individuais, foi necessário que Alex CLD e Felipe Bônus se revezassem na filmagem.

04

Disputa sonora

Além do lançamento de novos materiais, o Província da Mente está participando do Red Bull Breaktimes Sessions, um festival promovido anualmente pela empresa de bebidas energéticas Red Bull. Podem participar do evento bandas e músicos universitários de todo o Brasil.

Os artistas participantes do Brealtimes Sessions devem fazer uma apresentação em suas próprias universidades. Paralelo a isso, é realizada uma votação (que pode ser acessada neste link) e o vencedor fará um show no festival João Rock, além de ganhar uma gravação do material.

Projetos futuros

A efervescência criativa do duo itabirano não para aí. Eles já possuem duas músicas gravadas em que devem ser lançadas em breve: uma delas trazendo um estilo diferente do habitual do Província da Mente e um boombap que conta com a parceria do músico Lenny YD, de Viçosa, Minas Gerais.

Essas canções, junto com outros trabalhos, vão compor a mixtape “Vendetta”, que será lançada no final deste mês. Além disso, a música “Quatro Linhas” também deve ganhar um videoclipe. Por fim, o Província da Mente trabalha em uma parceria com o também itabirano Arthur Thurrá, do projeto de rap Visão Futura.

Tudo isso enquanto a dupla finaliza o seu primeiro EP, que será lançado ainda este ano.

Escute a música “Quatro Linhas”:

Assista ao videoclipe de “DeadSpace”:

Acompanhe o Província da Mente nas mídias sociais:

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.