O 42º Festival de Inverno de Itabira começa hoje com show da sambista Aline Calixto

Já se tornou rotina para o itabirano: todo mês de julho é época de cultura. E este ano não será diferente, pois começa oficialmente nesta sexta-feira, 1º de julho, o 42º Festival de Inverno de Itabira – que promete agitar a rotina da cidade nos próximos 23 dias. O palco de abertura do evento será na praça do Areão, que recebe, às 22h, a sambista belorizontina Aline Calixto.

Aline Calixto 1 - foto divulgação
Aline Calixto é a atração do primeiro dia do Festival de Inverno de Itabira.

A solenidade oficial de lançamento do Festival de Inverno acontece às 15h na galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), quando será inaugurada a exposição “Caminhos de Minas”, que conta com trabalhos de José Assunção de Carvalho, Gaidah Assunção, Maria Helena Souza, entre outros artistas. As obras expostas retratam a religiosidade e manifestações populares do Estado.

Em seguida o grupo de dança Tumbaitá, que é mantido pela FCCDA, e o músico itabirano Genésio Reis, que interpreta um repertório de canções da música popular brasileira (MPB), se apresentam.

À noite a festa será transferida para a praça do Areão que, às 20h, recebe o projeto “Itabiranos em Cena”. No palco se revezam os músicos Amine Jabour, Cibele Xavier, Bob Drumond, Ana Moreira e Dudu GPM. Em seguida é a vez de Aline Calixto colocar o itabirano para sambar e espantar o frio das noites de inverno.

A artista belorizontina traz para Itabira o show “Meu Ziriguidum”, que mistura o samba de raiz com arranjos contemporâneos. No repertório há canções de compositores como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Moacyr Luz, Serginho Beagá, Rogê, João Martins e Fregonesi.

Quer ficar por dentro do que acontece no 42º Festival de Inverno de Itabira? Clique aqui e acesse a programação completa.

SERVIÇO

Solenidade de Abertura do 42º Festival de Inverno de Itabira
Exposição “Caminhos de Minas” e apresentações do grupo Tumbaitá e do músico Genésio Reis.
Local: Galeria da FCCDA (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, centro, (31) 3835-2102).
Data e horário: Sexta-feira, 1º de julho, às 15h.
Ingressos: Gratuito.

“Itabiranos em Cena” e Aline Calixto
Shows com Amine Jabour, Cibele Xavier, Bob Drumond, Ana Moreira e Dudu GPM. Em seguida sobe ao palco a sambista de Belo Horizonte Aline Calixto.
Local: Praça do Areão (Areão, Itabira).
Data e horário: Sexta-feira, 1º de julho, às 20h.
Ingressos: Gratuito.

Comentários