No domingo, a praça Dr. Acrísio Alvarenga recebe a primeira edição do “Sarau Essência” em 2017

Completando cinco anos de trabalhos na difusão da cultura hip hop, o “Sarau Essência” volta a acontecer em 2017 no palco que vem marcando a sua trajetória. No domingo, 16 de abril, às 18h30, a praça Dr. Acrísio Alvarenga, no centro de Itabira, recebe os rappers itabiranos Thiago Skp e Lukinha DDG, além da belorizontina Clara Lima. O DJ Santiago completa o line-up do evento, que tem entrada gratuita.

Mais do que apresentações musicais, o “Sarau Essência” tem o objetivo de estimular a produção artística local, incentivar novos talentos e difundir a poesia. Além disso, o projeto arrecada livros para serem doados para a comunidade em eventos beneficentes realizados em datas comemorativas, como o Dia das Crianças e o Natal. Organizado de forma independente, o projeto tem contribuído de maneira determinante para o desenvolvimento do cenário hip hop em Itabira e região.

“O evento não é importante apenas para a cena hip hop, mas para a cultura de toda a cidade. Ter um sarau na rua bem estruturado e organizado por pessoas que amam a parada é bastante importante, pois reúne pessoas que vão assistir e que gostam de vários gêneros musicais. Acho que isso agrega à cultura da poesia na cidade. Estar na rua fazendo shows e poesia é fazer o caminho de volta. Assim comecei a minha carreira: não tinha espaço nas casas de shows e, por isso, sempre fizemos na rua o rap. Independente pra onde o rap vá, não precisamos deixar de voltar pra onde começou”, avalia Thiago Skp.

Não é só no fortalecimento cultural de Itabira que reside a importância do “Sarau Essência”. Desde o início, o evento vem sendo realizado em espaços públicos, mostrando que a rua deve ser ocupada pelas pessoas, ainda mais quando o assunto é arte. Extrapolar as paredes das casas de shows é uma forma de promover cultura de maneira mais inclusiva, abrangente e dando oportunidades para que novos talentos possam ganhar espaço e divulgar seus trabalhos.

“O espaço público é justamente pra ser usado. Muitas vezes ficam abandonados no ponto de vista de manifestações culturais e, pra mim, o solo mais fértil pra semente ser plantada é a na rua, onde tudo acontece. Não tem porque não usarmos o que é nosso. Então acho muito válido ocuparmos esses espaços, que além de um momento de lazer e cultura, é uma porta que abrimos pra mostrar para aqueles que têm vontade de fazer que é possível realizar esse eventos”, ressalta Thiago Skp.

No comando dos microfones

No line-up do primeiro “Sarau Essência” de 2017 está Clara Lima, da capital mineira Belo Horizonte, que com seus 17 anos vem se destacando em diversas batalhas de MCs pelo Brasil. Ela integra o coletivo DV Tribo e é considerada uma das vozes femininas mais promissoras da nova geração do rap nacional.

Já o itabirano Lukinha DDG é um artista irreverente e com presença de palco marcante. Além de ser um dos criadores do “Sarau Essência”, o rapper tem se destacado pelos seus projetos culturais, como o “Poetizar”, que estimula a literatura e a poesia nas escolas municipais. Thiago Skp, que também é um dos fundadores do Sarau, surge como um dos nomes promissores no rap nacional. Ele foi o vencedor do “Festival da Música – Itabira 2016”, evento organizado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) com parceria do Trem das Gerais.

Cena hip hop

Desde o início do “Sarau Essência”, a cultura hip hop ganhou espaço e vem se destacando na cultura itabirana. Novos artistas estão surgindo, mostrando o seu trabalho e produzindo outros eventos na cidade. Porém, no entendimento de Thiago Skp, é preciso fortalecer ainda mais o cenário artístico da cidade e criar mais oportunidades para que os músicos possam mostrar suas poesias.

“Acho que temos muito o que caminhar ainda, mas, comparando com a época que começamos, está cada vez melhor. A galera está fazendo os movimentos independentes, como a batalha de rap do Poço [da Água Santa]. Vários MCs novos e bons estão surgindo aqui na cidade, como Skaw, Thalles Micy, William, Visão Futura e tantos outros que fica até difícil citar aqui. Eles com certeza serão convidados nas próximas edições. Quanto mais pessoas bem-intencionadas estiverem envolvidas, melhor”, afirma Thiago Skp.

História

Em 2009, Thiago Skp era um dos organizadores da batalha de rap itabirana “Noiz por Noiz”. Naquela época, o rapper gravou o clipe da música “Essência” na praça Dr. Acrísio Alvarenga, quando, em 2012, após uma conversa com Lukinha DDG, decidiram criar um evento que fosse além das batalhas e extrapolasse o gênero do hip hop, pois, assim, agregava mais valor à produção cultural e dava oportunidades a outras pessoas. Nascia, ali, o “Sarau Essência”.

17742565_1280279665374216_901874872_n

SERVIÇO

“Sarau Essência” com Thiago Skp, Lukinha DDG, Clara Lima e DJ Santiago
Data e horário: domingo, 16 de abril, às 18h30
Local: Praça Dr. Acrísio Alvarenga (Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.