Músico e produtor itabirano, Samuel Alves, realiza intercâmbio cultural na Europa

A produção artística é um processo que está em constante transformação. Novas tecnologias, metodologias e modelos de trabalho surgem no mercado para tornar a organização de eventos mais dinâmicas e eficientes. Em busca de aperfeiçoamento profissional, o músico e produtor itabirano Samuel Alves realizou um intercâmbio cultural entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

As atividades tiveram início em um sábado, 14 de dezembro, com o tradicional “Acontece Randonnée” — evento que chegou em sua 4ª edição —, realizado pela Associação Acontece, em Genebra, na Suíça. Durante a ação, aconteceram passeio com crianças com raquetes de neve, confecção de bonecos de neve e um workshop de percussão para crianças, ministrado por Samuel Alves.

No dia 16 de dezembro, o produtor itabirano subiu os alpes suíços para visitar o Queen Studio Experience, em Montreux. O espaço é dedicado ao grupo de rock britânico Queen e está localizado nos antigos estúdios de montanha, no Casino Barrière de Montreux. Lá, o grupo liderado por Freddie Mercury realizou gravações entre 1978 a 1995. O museu foi inaugurado em 2 de dezembro de 2013 pelo membro guitarrista da icônica banda, Brian May. O estúdio já recebeu artistas do quilate de AC/DC, David Bowie, Iggy Pop, Led Zeppelin, Nina Simone e Rolling Stones.

Mais tarde, em 21 de dezembro, Samuel Alves participou do pré-Réveillon com os sambistas do Grupo Mondesir, na cidade de Lausana, também na Suíça. Entre os dias 28 e 30 de dezembro passou pela Itália, onde realizou uma série de atividades:

  • assistência de produção na montagem do palco principal para as comemorações de Réveillon na Piazza San Carlona, em Turim;
  • assistência de produção com a Orquestra Agamus Big Band no Itália Jazz Mercato Centrale Torino.

No início de 2020, a passagem foi por Frankfurt, Alemanha, onde se despediu dos diretores da Associação Acontece — instituição que permitiu a realização do intercâmbio cultural. Para encerrar a viagem, Samuel Alves produziu e fez uma participação durante o show do cantor “Rick Brazuca”, natural de São Paulo, na Neuf Cent Once Clube, em Genebra.

As experiências conquistadas durante a sua passagem pela Europa serão trazidas para a mineira Itabira, onde Samuel Alves desenvolve trabalhos culturais — inclusive na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), local em que atua como produtor de eventos como Festival de Inverno de Itabira, Semana da Música e Semana Drummondiana.

Confira a galeria com fotos do intercâmbio cultural:

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.