Música, dança, teatro e intervenção cultural: muito movimento no primeiro final de semana do Festival de Inverno de Itabira

Com o tema “Movimentos”, o 44º Festival de Inverno de Itabira apresentou atrações para todos os gostos logo em seus primeiros dias. Ocupando diversos espaços da cidade, o evento contou com música, dança, teatro, exposição, literatura, workshops e intervenções culturais.

As primeiras atrações aconteceram na sexta-feira, 20 de julho. O Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) foi palco para o espetáculo “Pretérito Imperfeito”, da Mimulus Cia de Dança. A performance fez uso de iluminação especial para destacar uma coreografia que promove uma reflexão sobre o passado e como ele influencia o presente.

 

Já a Galeria da FCCDA recebeu a abertura da exposição “Testemunha da Experiência Humana”. A mostra é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil, Associação dos Amigos da Casa Rui Barbosa e Petrobrás – e lança um novo olhar sobre a vida e a obra do poeta e cronista itabirano, Carlos Drummond de Andrade.

exposição

Abertura

O primeiro final de semana do evento começou com mais uma exposição. No sábado, 21, a Fazenda do Pontal recebeu a mostra “Raízes Afro-Mineiras – Tambores no Mundo e o Congado de Itabira”, que conta com curadoria de Mônica Jorge, Stael Azevedo e Simão Kursseldorf e apresenta as manifestações populares de Minas Gerais e da cidade. O trabalho pode ser conferido até o dia 31 de agosto.

Mais tarde teve a abertura oficial do Festival de Inverno de Itabira. A cerimônia, que aconteceu na Concha Acústica, teve início com uma interpretação especial do Hino Nacional, executada pelo músico Saulo e seus convidados – que utilizaram na performance diversos ritmos nacionais.

Em seguida, a Equipe Mineira de Ginástica Rítmica apresentou dois números em que mostrou toda a sua desenvoltura com a dança e no domínio de diversos aparelhos, como bambolês, fitas, malabares, dentre outros equipamentos.

ginástica

A programação de abertura seguiu com uma homenagem à música latina. Júlio Ramirez, que foi parceiro do conhecido músico espanhol, Paco de Lucia, junto com os belorizontinos do Grupo Latinamérica, apresentou ritmos como flamenco, bolero e salsa. A apresentação contou, ainda, com a participação de bailarinos.

julio

Encerrando o evento, a banda Boca Livre, importante representante da Música Popular Brasileira, subiu ao palco e ajudou o público a espantar o frio. Comemorando 40 anos de carreira, o grupo foi acompanhado por um coro itabirano que entoava os clássicos que marcaram época nas vozes dos músicos cariocas.

boca livre

Para toda família

A animação não ficou restrita apenas ao sábado. No domingo, 22, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebeu uma série de atrações pensadas para toda a família. A programação começou cedo, às 9h, com uma intervenção em que a criançada pode se divertir fazendo bolhas de sabão gigante. A atividade foi acompanhada pelos monitores do Programa de Educação Continuada (PET) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira.

bolha

Logo depois, a trupe Arte Andarilha, formada por Millor e Jú Ladeira, apresentaram a contação de história “Floresta Encantada”. Enquanto isso, duas oficinas aconteciam em outro ambiente do Memorial: “Dança Circular para Crianças”, que sensibilizava os pequenos sobre o significado de dançar em grupo, e “A Voz das Pedras”, atividade inspirada no poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, e que conduziu a meninada pelo universo da poesia e das artes.

contação

O Coletivo Altamente também participou dos eventos no Memorial. Com a ocupação “Altamente – Domingo para Pais e Filhos”, o grupo levou ao público performances circenses, jogos de improvisação e percepção. O músico Juninho Ibituruna também ministrou um workshop de percussão.

altamente

Para encerrar o domingo, o Teatro da FCCDA recebeu o espetáculo “O Fantástico Circo de Papel”, do grupo Girino. Em duas sessões, a companhia teatral levou diversão para as crianças ao misturar nas apresentações bonecos de papeis e atores.

circo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igrejinha do Rosário, foi cenário para o recital “Stabat Mater”, do compositor italiano Giovanni Batista Pergolesi, que foi interpretado pelo Quarteto Musik, acompanhado pelo cravista Antônio Carlos Magalhães, a soprano Liliane Maciel e a mezzo-soprano Jennifer Imanish.

quarteto

Segunda-Feira

Depois de um final de semana agitado, a segunda-feira, 23, foi dedicada à literatura e workshop. Na biblioteca da FCCDA, Lucas Veríssimo, que é o mestre de cerimônia do Festival de Inverno, acompanhado por Arthur Corrêa, deu início ao curso “Felicidade Produtiva”, que aborda a felicidade e a sua relação com o sucesso. Esse workshop acontece até quarta-feira, 25, mas está com as inscrições esgotadas.

workshop

No Memorial Carlos Drummond de Andrade, as estudiosas Solange Alvarenga, Neide Barbosa e Jaqueline Veloso bateram um papo sobre o poema “No Meio do Caminho”, que completa 90 anos da sua primeira publicação. O encontro contou com a participação dos Drummonzinhos e dos professores João Fagerlande e Eliza Morenno.

bate papo

Circulação

Ocupando vários pontos de Itabira, a exposição itinerante “Drummond: Fala, Fala, Fala…” emocionou quem passou pelo Mercado Municipal Caio Martins da Costa, Feira dos Produtores, bairro Caminho Novo, Prefeitura de Itabira e Esplanada da Estação.

fala fala

A mostra conta com telefones antigos que pertenceram ao próprio poeta itabirano. Neles, o público pode escutar poemas e textos recitados por Carlos Drummond de Andrade.

As ações do 44º Festival de Inverno de Itabira seguem até o dia 29. Clique aqui e confira a programação completa.

O 44º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da FCCDA e Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), patrocinado pela Vale e copatrocinado pela Unimed Itabira. O evento conta com apoio cultural da SP Comunicação, Hotel Água Santa, Restaurante Chico Savassi, Premium Executive Hotel, Siella Digital Media, Varanda Churrascaria, Sóier Odontologia, Casarão Turismo, Fruto de Minas, Box Mineiro, Pizzaria Italiana, Bússola Sete e Senac Minas Gerais.

SERVIÇO

44º Festival de Inverno de Itabira – “Movimentos”
Data: 20 a 29 de julho
Local: Itabira, Minas Gerais
Programação gratuita
Outras informações: (31) 3835-2152
Confira a programação completa no www.fccda.com.br

 

LEIA  MAIS

 

Comentários