Museu FAMA, em São Paulo, abre edital para artistas

Fábrica de Arte Marcos Amaro, em Itu (SP), tem 30 vagas disponíveis para interessados em ampliar repertório artístico

O Educativo da Fábrica de Arte Marcos Amaro, do museu FAMA, sediado em Itu, São Paulo, anuncia a abertura do Edital Meios e Processos 2020. São 30 vagas disponíveis para artistas interessados em ampliar o repertório visual e conceitual. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março, pelo site da instituição.

O museu oferece aos participantes uma experiência que possibilita a utilização de suportes variados e incentiva a expansão de manifestações artísticas. A iniciativa, com orientação da artista Kátia Salvany e acompanhamento curatorial de Andrés I. M. Hernández, tem como objetivo fomentar o reconhecimento, a projeção e a inserção do interior paulista no circuito da arte.

O processo seletivo envolverá doze encontros na FAMA, realizados quinzenalmente, aos sábados, nos períodos de abril a junho e de agosto a outubro de 2020. O grupo acompanhará a programação da instituição e participará dos encontros e palestras com os artistas do acervo da fundação.

“Pretende-se possibilitar o aprofundamento na experimentação em arte dentro de um contexto de produção e reflexão, alinhados com a arte contemporânea. O foco no artista e em seus processos de criação coincide com o desejo do Educativo FAMA, de gerar espaços de compartilhamento de saberes, tendo em vista a aproximação com metodologias e práticas poéticas de criação”, declara Marcos Amaro, fundador do museu.

Sobre o Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA

O espaço de 25 mil metros quadrados em Itu (SP), onde, no século XX, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região, abriga hoje o museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro. São quase 1,3 mil obras no acervo, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Aleijadinho, Carmela Gross, Cildo Meireles, Nelson Leirner e Tunga.

No museu FAMA, são realizados ateliês, ocupações, salas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro, fundador do espaço.

SERVIÇO

Edital Meios e Processos
Período de inscrição: até 10 de março
Valor da inscrição: R$50
Link para inscrição: http://famamuseu.org/2020/edital/
Orientação: Kátia Salvany
Acompanhamento curatorial: Andrés I. M. Hernández

Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu/SP
Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, e sábado, de 11h às 15h
Entrada gratuita
http://famamuseu.org/
http://www.instagram.com/famamuseu/

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro.

LEIA MAIS

Comentários