Movimentos estudantis são destaque na faixa de cinema da Rede Minas

Os movimentos estudantis ganharam páginas na história do país pelas atuações que tiveram, como foco, a resistência e as mobilizações sociais e políticas em defesa da liberdade democrática e, até mesmo, as melhorias das condições de ensino. Esse tema ganha espaço na faixa de cinema da Rede Minas que na próxima sexta-feira, 5 de abril, exibe dois curtas-metragens que retratam a realidade dessas mobilizações que nasceram nas escolas e universidades brasileiras.

Na tela, “A Influência do Movimento Estudantil na Abertura Democrática do Brasil”, que tem a doutora em Ciências do Audiovisual da universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cristiane Neder, como diretora. Neder é conhecida não só pelo trabalho acadêmico, mas também é poeta, escritora e roteirista de cinema.

Nesse documentário, ela apresenta o papel dos estudantes no período da ditadura. O curta traz entrevistas com professores e líderes estudantis que relatam questões como direito ao voto e o movimento Diretas Já. O filme mostra os tempos sombrios da ditadura, as prisões, torturas e exílios e como o movimento estudantil, apesar das perseguições, nunca perdeu a utopia de que amanhã seria um outro dia.

Em seguida, será exibido o documentário “Movimento Estudantil é Estudante em Movimento”, com direção do professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Plínio Marcos Volponi Leal, e produção e roteiro assinados por estudantes da universidade. O curta apresenta a história do movimento estudantil da UEMG, dando destaque à unidade Frutal, no Triângulo Mineiro. O conteúdo mostra desde a criação do Diretório Acadêmico até a organização de uma greve que culminou com a aprovação da Lei Estadual de Assistência Estudantil. O filme ainda apresenta uma reflexão sobre os avanços e desafios dos movimentos estudantis nos dias atuais.

SERVIÇO

Faixa de cinema – todas às sextas, às 23h45
Sexta-feira, 5 de abril – “A Influência do Movimento Estudantil na Abertura Democrática do Brasil” e “Movimento Estudantil é Estudante em Movimento”
Obs.: na sexta-feira, 12, a Rede Minas exibe na faixa de cinema o filme “Zuzu Angel”

LEIA MAIS

Comentários