Ministério da Cultura lança edital para marcar Olimpíadas no Brasil

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), lançou na segunda-feira, 22 de fevereiro, um edital para selecionar 70 projetos de obras de arte que marquem a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. O edital Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 disponibilizará R$ 30 mil para artistas criarem monumentos, instalações, murais e outros tipos de artes visuais que possam ser instalados em locais públicos de grande circulação e visitação em cidades por onde passará a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016.

De acordo com o coordenador do Comitê Executivo de Jogos Olímpicos e Paralímpicos do MinC, Adriano de Angelis, esta é uma grande oportunidade para os artistas mostrarem seus trabalhos para o Brasil e para o mundo. As inscrições estão abertas até o dia 7 de abril. Poderão participar do edital pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural que, preferencialmente, residam em uma das mais de 300 cidades integrantes do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, como é o caso de Itabira – uma das cidades-sede do evento.

Os proponentes deverão enviar carta de anuência da prefeitura relativa ao espaço público que pretendem afixar ou instalar a obra, assim como imagens que mostrem com exatidão qual será este espaço. Também deverão ser enviados currículo profissional; desenho, croqui, ou esboço que simule graficamente a obra e comprovante de residência. No caso de inscrição de coletivos de artistas, também é exigida carta de anuência de cada um dos membros que compõem o coletivo informando o conhecimento do projeto. Cada artista contemplado no edital receberá R$ 30 mil, pagos em uma única parcela, e terá até 45 dias, a partir do depósito do recurso, para realizar integralmente o projeto.

O edital pode ser encontrado no endereço aqui.

Comentários