Milhares de grandes obras passam a ser de domínio público em 2019

Pouca gente sabe, mas o dia 1 de janeiro é também o Dia do domínio público. Por causa disso, muitos países fazem com que diversos produtos de arte como músicas e livros entrem para lista de em domínio público, automaticamente, a partir do dia 1 de janeiro de cada ano. Assim, essas obras passam a estar disponíveis para download e utilização sem o pagamento de direitos autorais.

É claro que cada país tem uma legislação própria a respeito dos direitos autorais de uma obra cultural, mas de acordo com a legislação norte-americana, as obras publicadas até 1923 passam ao público domínio em 2019. O que isso tem de mais? Grandes nomes da literatura entraram, esse ano, para essa lista! O que inclui obras como: “Assassinato no Campo de Golfe”, de Agatha Christie; “O Quarto de Jacob”, da escritora inglesa Virginia Woolf; a coletânea de poemas “New Hampshire”, de Robert Frost; “The World Crisis”, de Winston Churchill; “Tarzan e o Leão Dourado”, de Edgar Rice Burroughs; “O Profeta”, de Kahlil Gibran, entre muitos outros.

No total, a lista conta com mais de 53 mil novos livros em domínio público. O que isso quer dizer? Que além dos muitos sites que já disponibilizam esses e outros títulos, em inglês, para serem usados livrementos, sites muito conhecidos como Read PrintThe Literature Network ou Authorama também passaram a oferecer todas essas obras em sua lista de downloads.

livros-online-para-ler-gratis

Para quem deseja achar esses títulos traduzidos para o português, será preciso um pouco mais de calma, já que os sites brasileiros devem levar algum tempo para disponibilizar as versões traduzidas. Mas, o site Catraca Livre já listou alguns desses sites que podem mudar a sua vida!

LEIA MAIS

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras