Memorial da Cavalhada será inaugurado na sexta-feira em Santa Bárbara

O Memorial da Cavalhada mantém viva a memória da tradicional manifestação cultural do distrito de Brumal. É o símbolo da cultura e da religiosidade de um povo. A inauguração acontece na sexta-feira, 23 de junho, às 20h30, dentro da programação da Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, que começa no mesmo dia.

Para a construção, com orçamento no valor de R$ 714.999,30, foi assinado um termo entre a Prefeitura de Santa Bárbara e a mineradora AngloGold Ashanti em 2016. A AngloGold doou 550 mil para a obra.

A casa representa um total de 273m² de área construída, que foi repartida em duas partes. No subsolo ficarão vestiários, cozinha, depósito, lavanderia e salão de eventos. Já o pavimento térreo possui uma varanda (frente e fundos) e banheiros. Este espaço também abriga a rouparia típica, além de outros adornos que fazem referência a história da Cavalhada.

05

Homenageada

Maria Joaquina de Souza é quem dá nome a sede dos cavaleiros de Brumal por ter representado os valores religiosos daquela comunidade. Ao longo da tradicional Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, do qual era devota fervorosa, ela sempre teve o seu lar como ponto de acolhida e partida dos cavaleiros.

Joaquina doou, em vida, o terreno de sua residência à Associação Comunitária de Brumal, sob a condição de que naquele local fosse construído um espaço para acolher os cavaleiros.

Esta nobre senhora construiu uma intensa trajetória de trabalho e dedicação em prol de sua comunidade, tendo falecido aos 93 anos.

06

LEIA MAIS

Comentários