Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe os Cavaleiros da Cultura, que fazem doação de livros

O Memorial Carlos Drummond de Andrade recebeu na terça-feira, 20 de junho, os Cavaleiros da Cultura, que doaram livros à crianças e adolescentes de escolas de Itabira. O grupo é liderado por Carlos Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, que foi o fundador da Associação Cavaleiros da Cultura e também assinou o projeto do Memorial.

Em dez dias, eles passarão por Ipoema, Cocais, Santa Rita do Durão, Piranga, Presidente Bernardes, Dores do Turvo, Rio Pomba, percorrendo cerca de 400 quilômetros até a cidade de Rio Novo, na Zona da Mata. No percurso, mais de 20 mil livros serão doados às escolas e crianças das localidades. A ação é feita em parceria com a Paulus Editora.

08
Grupo percorrerá cerca de 400 quilômetros e doarão mais de 20 mil livros.

Carlos Niemeyer agradeceu a recepção e ressaltou o papel da Associação. “O nosso grupo de cavaleiros é composto por amigos que acreditam que a leitura pode transformar, como dizia meu avô. Desta forma, faremos essa distribuição de livros por todo o caminho”, afirmou.

A Associação

10
A doação de livros é feita em parceria com a Paulus Editora e uma rede de voluntários.

Fundada em 2008, a entidade tem sua história iniciada com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas. Por incentivo do arquiteto Oscar Niemeyer, os cavaleiros passaram então a levar livros em suas jornadas distribuindo-os a crianças em regiões carentes do país.

Em nove anos de atividade, com seis expedições no currículo, passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, os cavaleiros já percorreram mais de 4.000 quilômetros e doaram cerca de 700 mil livros. Para isso, contam com uma rede de voluntários, que dedica seu trabalho a captar doações e a viabilizar o treinamento de professores – voltado para o desenvolvimento do hábito da leitura.

07
Crianças e adolescentes estiveram no Memorial Carlos Drummond de Andrade.

LEIA MAIS

Comentários