Mapa da folia: confira o que acontece no Carnaval de Itabira e região

A festa preferida dos brasileiros está para começar. Os foliões já começam a se espalhar pelas ruas para celebrar o Carnaval em ritmo das tradicionais marchinhas. E para aqueles que querem tirar as fantasias do armário, cobrir o rosto com purpurina e balançar na cadência do samba, o Trem das Gerais preparou um guia com as principais atrações de Itabira e região. Prepare os confetes e as serpentinas e caia na folia!

Itabira
Pelo segundo ano consecutivo a cidade não terá um Carnaval oficial organizado pela Prefeitura. Mas isso não quer dizer que não terá festa! A comunidade abraçou a ideia de promover a folia e o itabirano conta com boas opções nos bairros para aproveitar o feriado prolongado.

A Associação Comunitária do Bairro Campestre já promove um tradicional Carnaval. A festa será na praça José Máximo Resende, no Campestre, e começa na sexta-feira, 5 de fevereiro, às 19h30, com o desfile do bloco do Sujo. As bandas Arco Íris, 3 no Samba e Rômulo Ras se apresentam durante a semana. O evento ainda contará com oficina de máscaras infantis e feira de artesanato.

Outro bairro de Itabira também recebe a folia. A praça Dr. Nelson Lima Guimarães, no Pará, será o palco para a festa da AmaPará, que também começa na sexta-feira, mas às 21h, com o desfile do bloco do Sujo e a apresentação da banda Arco Íris. No sábado, às 21h, é a vez de Rômulo Ras; já no domingo, às 16h, acontece uma matinê para, depois, às 19h, a banda Arco Íris voltar ao palco. Na segunda um DJ anima a noite a partir das 21h e na terça-feira, quando se encerra a programação, tem matinê às 16h e show com Rômulo Ras às 21h.

Ipoema
O distrito itabirano também preparou a sua programação carnavalesca. Os eventos acontecem na praça Augusto Guerra e o início da festa será na sexta-feira, às 19h, com DJ e marchinhas de Carnaval. No sábado, às 13h, tem matinê e às 19h nova apresentação com DJ. No domingo, às 10h, tem desfile do bloco VVS, às 14h matinê e às 19h som mecânico. Já na segunda e terça feiras, sempre às 19h, som mecânico novamente.

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, gerido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), preparou uma programação alternativa para o Carnaval. As atividades começam na sexta-feira, de 8h às 17h, se estendem durante todo o feriado e só se encerram na quarta-feira de cinzas, 10 de fevereiro.

São Gonçalo do Rio Abaixo
A praça Central recebe o Carnaval do município. Na sexta, a partir das 20h30 vários blocos sairão em desfile: Nós Trupica Mas Não Cai, Unidos do Mé, MakakoLoko, As Meninas SP, Loko é Poko e Unidos das Tchelas; em seguida, às 23h, a banda Vira e Mexe se apresenta. No sábado, a partir das 21h, os blocos Tacos de Fora na Rua, Unidos da Ponte e Taioba Louca desfilam e, às 23h30, o grupo Agá Plus sobe ao palco.

No domingo, logo após a apresentação da Agá Plus, sai o Galo da Madrugada com o bloco Taioba Louca. Às 17h tem o bloco Infantil e, depois, às 18h, acontece a matinê infantil. A partir das 20h volta o desfile dos blocos: Bom Sucesso, Zé Coméia e Vargem Folia. Às 23h, a banda Fayre se apresenta.

Na segunda o desfile de bloco fica por conta de Zueirada com Batucada, Bom de Pacas e Segunda Sem Lei e, às 23h, show com Hugo Canuto Elétrico. Na terça, encerrando a festa, tem, às 17h, o bloca Capivaras; às 19h, marchinhas de Carnaval com a banda Santa Cecília; às 20h, show com o grupo Supremacia e, às 23h, apresentação da Sanville.

Barão de Cocais
A festa vai acontecer na avenida Getúlio Vargas e começa na sexta-feira com o show da banda Brasil 70. No sábado, o grupo Tô de Cara comanda a folia; no domingo tem o bloco do Rei; na segunda é a vez da banda San Remo; e na terça, encerrando a folia momesca, se apresenta a Dubalakubaco.

As crianças também terão o seu Carnaval, que acontece na praça Nossa Senhora Aparecida. Sempre às 16h terá uma matinê, além de apresentação da banda Feliz Cidade trazendo as tradicionais marchinhas. No sábado tem Nau Fantasia e o grupo teatral Osquindô – este último volta a se apresentar no domingo. Segunda é a vez do cortejo do grupo Boneco de Pano, que também faz a festa na terça.

Santa Bárbara
Na sexta, às 21h, a Corporação Musical Santo Antônio apresenta um repertório de marchinhas na rua João Mota – e esse cortejo se repete durante todas as noites do Carnaval. Às 22h30, o DJ Gilmar Santos dá prosseguimento à festa, o que também se repetirá durante toda a folia momesca.

No sábado, às 22h30, a banda Bolêros do Samba se apresenta. No domingo, às 15h, tem matinê com o grupo Alternativa Pagode e DJ Gilmar Santos; e à noite, às 23h, tem show com o grupo Barco a Vela. Na segunda, às 23h, é a vez de Lívia Pontes subir ao palco. E na terça, encerrando a festa, tem a banda Osquindô, às 15h, e à noite, após a apresentação da Corporação Musical Santo Antônio, se apresenta a banda Virou Mania.

Comentários