Maíra Baldaia realiza turnê que começa na Europa e termina em São Paulo

Após lançar seu primeiro disco “POENTE e Outras Paisagens” e seu primeiro videoclipe da música “Insubmissa”, a cantautora itabirana Maíra Baldaia realizará de 1 a 17 de junho turnê que começa na Europa e termina no Brasil, na cidade de São Paulo. Na turnê “POENTE Além-Mar”, a artista segue acompanhada de sua banda formada por Débora Costa, Larissa Horta e Verônica Zanella.

A artista viaja para a Europa a convite do renomado festival “Encontro de Culturas” realizado pela Câmara de Serpa, onde também se apresentará a brasileira Ana Carolina, e da enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura. Maíra passará pelas cidades de Serpa, Lisboa e Beja, fazendo ao todo 8 shows em Portugal, além de entrevistas e participações nas programações das rádios internacionais “RDS” e “RDP”. Haverá ainda um show secreto em um projeto de alcance mundial que será divulgado somente no dia de sua realização.

No Brasil, em São Paulo, onde encerra a turnê “POENTE Além-Mar”, a artista apresenta o seu show dentro da programação da “Mostra IMuNe – Instante da Música Negra” no Aparelha Luzia, importante espaço localizado no coração da capital paulista. A “Mostra IMuNe” em São Paulo apresenta os shows dos artistas mineiros Bia Nogueira, Guilherme Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales, Rodrigo Jerônimo e Rodrigo Negão em programação que acontece entre os dias 15 e 17 de junho, contando ainda com shows das artistas Nina Oliveira, Anna Tréa e Luedji Luna.

O repertório apresentado nos shows da turnê é composto pelas canções do disco lançado em dezembro de 2016 e algumas canções inéditas. Com direção musical de Clayton Neri, gravado por Maíra Baldaia e banda, “POENTE e Outras Paisagens” é o álbum de estreia da cantora e traz participações de artistas de Minas Gerais como Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Caetano Brasil e Nath Rodrigues com composições sobre a mulher, sobretudo a mulher negra, espiritualidade, liberdade e amor ao ritmo da nova MPB com influências da afro mineiridade.

No repertório da turnê “POENTE Além-Mar” não poderia faltar “Insubmissa”, música que ganhou um videoclipe recentemente e integra o disco de Maíra Baldaia. O clipe conta com a direção de Athos Souza, da própria Maíra e de Criola, que também assina a direção de arte e styling. O álbum conta a participação da própria Criola e de Nath Rodrigues.

Gravado pelo videomaker Athos Souza na Serra do Cipó, uma das paisagens mais bonitas de Minas Gerais, o clipe de “Insubmissa” impressiona pelas belas imagens carregadas de signos e pela interpretação marcante das três artistas em cena, sendo um resgate da força feminina. A composição é uma parceria com a cantautora Talita Barreto e traz importantes reflexões sobre a solidão, a diversidade, o empoderamento e a força da mulher.

Sobre Maíra Baldaia

Maíra Baldaia é uma cantora, compositora e atriz itabirana. A artista leva para o seu trabalho influências da afro-mineiridade e da cultura brasileira. Formada em música pela Bituca – Universidade de Música Popular e em teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maíra apresenta versatilidade e identidade no palco.

Em 2016, a artista lançou em Belo Horizonte o seu primeiro álbum. Denominado “POENTE e Outras Paisagens”, o disco traz 12 faixas autorais compostas pela cantora e por outras compositoras mineiras. Suas composições falam sobre a mulher negra, espiritualidade, liberdade e amor ao ritmo da nova MPB.

Em 2017, a cantautora lançou com grande repercussão seu primeiro vídeo clipe da música “Insubmissa”. Em seu trabalho autoral, a artista destaca a enunciação da mulher, sobretudo a mulher negra, e leva poesia, versatilidade, identidade e teatralidade para o palco.

Com uma sonoridade que mescla a nova MPB e as influências do tambor afro mineiro, Maíra segue sem estar engessada a um gênero apenas e brinca com a poesia, o blues, o jazz e o samba com um estilo singular, leve e marcante. A cantora, que tem se destacado com seu trabalho na cena musical, é considerada uma das representantes da nova safra de bons cantores e compositores mineiros.

Saiba mais

Site
Facebook
Instagram

Escute o álbum “POENTE e Outras Paisagens”

Assista ao videoclipe da música “Insubmissa”

LEIA MAIS

Comentários