Maíra Baldaia, cantautora itabirana, segue em turnê internacional

Pelo terceiro ano consecutivo a itabirana Maíra Baldaia leva seu trabalho autoral para fora do Brasil. A cantautora fará onze shows por Portugal em julho.

A cantora, compositora e atriz Maíra Baldaia, de Itabira, Minas Gerais, segue em mais uma turnê internacional, dessa vez passando pelas cidades portuguesas Lisboa, Porto, Coimbra, Tondela, Cascais, Gouveia e Praia da Tocha. Serão onze shows em espaços e festivais de Portugal. Baldaia, que acaba de retornar do Festival Samba Fest’18 em Hartford/ Estados Unidos da América, é considerada uma das representantes da boa e nova safra de cantautoras e cantautores do Brasil, apontada em uma seleção feita pela “Musicoteca” como uma “das incríveis mulheres que estão chamando a atenção e modificando os “tipos” e lugares da música brasileira”.

Seu primeiro disco, de 2016, foi elogiado por nomes como a cantora do milênio Elza Soares e o maestro Jaime Alem. Os dois vídeo-clipes lançados por Maíra Baldaia – faixas Insubmissa e Só por um instante – somam quase cem mil visualizações no canal da artista no YouTube. Traz, especialmente em suas letras, o feminino, a ancestralidade africana e afro mineira que carrega e o seu olhar de mulher contemporânea. A faixa “Insubmissa“, parceria com a cantautora Talita Barreto, é um dos felizes destaques de seu trabalho autoral.

“Eu tenho uma história muito profunda com Portugal, sobretudo com o Alentejo onde tenho grandes amigos na arte e na vida. Integro a enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura que me possibilitou ricos intercâmbios e encontros artísticos. Desde 2006 me apresento em Portugal com diversos trabalhos como os projetos “Meninos de Minas” e “De Sol a Sol”, mas nos últimos três anos tenho ido especificamente com meu trabalho autoral e isso é de fato uma oportunidade muito especial para minha carreira!”, conta Maíra Baldaia.

O primeiro show da Turnê dia 15 de julho será no importante e belo Espaço Espelho D’água, às margens do rio Tejo em Lisboa, onde também já se apresentaram nomes da cena musical contemporânea brasileira como Tiê, Felipe Catto, Bruna Caram, Luiz Gabriel Lopes, LaBaq, entre outros. No dia 20 de julho Maíra Baldaia é recebida pelo Festival de Músicas do Mundo – Tom de Festa, em Tondela, que também terá em sua programação outros artistas brasileiros como Wado, Octávio Cardozzo e Guilherme Ventura.

O Tom de Festa é um dos grandes festivais da cena portuguesa e sempre é palco para a música brasileira, tendo já passado pelo festival Chico César, Richard Bonná, Graveola, Ivan Lins, entre outros. Dia 21 de julho o show será no AgitÁgueda – Art Festival, em Águeda, onde também se apresentam as brasileiras do Anavitória e a portuguesa Mariza. Desde 2006 mais de 500 grupos e artistas já passaram pelo festival. Ao todo serão onze shows e Maíra Baldaia encerra a turnê em 30 de julho com show na Embaixada do Porto.

Artista inquieta, Maíra Baldaia lança em agosto seu primeiro DVD, intitulado “MAIS”, com participações especiais de grandes nomes da mpb, entre eles Ellen Oléria, Luiz Gabriel Lopes (Graveola), Luedji Luna, Maurício Tizumba, Titane e François Muleka, entre outros. Está também na pré-produção de seu segundo disco com previsão para primeiro semestre de 2019. Ambos trabalhos serão lançados pelo selo/ catálogo paulista YBmusic, assim como seu primeiro disco “Poente e outras paisagens” de 2016. O trabalho de Maíra Baldaia está disponível em todas as plataformas digitais. Confira!

04

Saiba mais sobre Maíra Baldaia

LEIA MAIS

Comentários