Obra, produzida pela editora Clãdestina Cartonera, tem tiragem de apenas 60 exemplares numerados. O lançamento acontece dentro da programação da 17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond
“A substância que o poeta identifica nos corpos e nas coisas (ou melhor, na relação sempre tumultuada entre corpos e coisas) é um infinito ‘rebaixado, mundano’, antilírico”. É assim que o jornalista e escritor Fabrício Marques interpreta o fio condutor de “Essa Substância Chamada Infinito”, livro bilíngue (português e espanhol) do poeta monlevadense Wir Caetano. A obra será lançada no Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, Minas Gerais, na quarta-feira, 24 de outubro, às 19h, na abertura da 17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond.
Marques, autor do prefácio, é curador da seção de autores brasileiros da revista peruana Vallejo & Company, onde todos os 13 poemas do livro foram publicados em junho deste ano. A versão para o espanhol foi feita pelo tradutor e poeta Leo Gonçalves, que já traduziu autores como o inglês William Blake (1757-1827) e o francês Molière (1622-1673).
Esse é o terceiro trabalho literário de Wir Caetano, 58 anos, que lançou antes “Paixões e Atrofias” (poesia, 1982), “Morte Porca” (ficção, 2002) e “Fragmentos de Poesia Toda” (poesia, Coleção “Leve um Livro”, 2017).
De acordo com o autor, a forma como foi editado esse livro tem relação com seu conteúdo. Com pequena tiragem de 60 exemplares numerados, “Uma Substância Chamada Infinito” é uma produção da Clãdestina Cartonera, editora belo-horizontina especializada em livros artesanais, com capa de papelão reutilizado e costurados à mão.
“É um material ‘não nobre’, essa substância chamada papelão”, diz ele, jogando com as palavras. “Além disso, caso a editora queira, cada exemplar pode ter uma produção distinta, como um produto feito um a um para cada pessoa”, completa Wir Caetano.
O poeta é também jornalista e fotógrafo, e duas fotos suas ilustram o livro (capa e página interna).
LEIA MAIS
- Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais da 17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond
- Alunos da rede municipal ganham semana especial em comemoração ao Dia da Criança
- Cordel do Fogo Encantado se apresenta pela primeira vez no psicodália em 2019
- 17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond celebram os 90 anos do poema “No Meio do Caminho”. Confira a programação!