Apresentação foi marcada pela excelência e versatilidade do repertório durante 3 horas de transmissão pelo YouTube
Uma celebração histórica para comemorar e reviver sucessos! A Orquestra Ouro Preto, internacionalmente reconhecida por turnês que prezam pelo ecletismo e pelas experimentações, transmitiu, ao vivo, o concerto especial para celebrar seus 20 anos de história. O espetáculo foi realizado na última sexta, 21 /de agosto, direto do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, sem a presença do público, mas com uma multidão acompanhando online dos quatro cantos do mundo.
De acordo com a produção do concerto, cerca de 85 mil pessoas assistiram a live durante as três horas de transmissão pelo YouTube. No entanto, até o momento, os números do canal da orquestra já contabilizam a marca de 110 mil pessoas. “Estamos radiantes com nossos 20 anos. A espera de mais de 6 meses para subir ao palco e reencontrar, mesmo que virtualmente, nosso público, valeu cada minuto. Uma noite memorável, com a marca da excelência e versatilidade da Orquestra Ouro Preto”, descreve o Maestro Rodrigo Toffolo.
Apesar das restrições de isolamento necessárias em função da pandemia da Covid-19, o concerto foi digno de esplendor de teatros lotados em meio a uma situação que parecia um imenso vazio. Para o Maestro Rodrigo Toffolo, a live foi uma oportunidade especial de levar a música clássica nas suas mais belas expressões de arte ao público em um momento em que a sociedade não tem acesso à cultura por conta dos protocolos sanitários.
A celebração foi marcada por emblemáticos depoimentos de grandes artistas do cenário musical, entre eles, o cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença, que antes da transmissão ser iniciada, ligou diretamente para o maestro e cantou o ‘Parabéns’, em razão do seu aniversário celebrado na mesma data do concerto. Ao público, Alceu enfatizou: “Quando estou cantando com a Orquestra Ouro Preto, estou no paraíso. Primeiro, porque o povo que compõe a orquestra é de um astral inigualável. Segundo, por uma competência incrível. E, eu quero dizer a vocês que a Orquestra Ouro Preto é um máximo. É ouro branco. É ouro dourado. É tudo. É ouro e é joia!”.
Do Erudito ao Popular
Um show de recordações vividas pela Orquestra Ouro Preto desde o ano 2000. A noite foi marcada por muita emoção e por homenagens em forma de melodias e partituras. Os 28 músicos, regidos pelo Maestro Toffolo tocaram os sucessos da lendária banda britânica, The Beatles, assim como de nomes que fizeram a história do Clube da Esquinaos mineiros Milton Nascimento eFernando Brant. Os grandes clássicos das telonas e trilhas de filmes ganharam roupagem erudita e provocaram o saudosismo por obras inesquecíveis do cinema. Por fim, os acordes anunciaram o ritmo nordestino de Valencianas, última turnê produzida pela orquestra.
Solidariedade
A live ainda também contou com uma parceria especial que uniu a música e a solidariedade. O público de casa pode contribuir com o Mesa Brasil Sesc, um programa nacional de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos para famílias carentes, dedicado ao combate à fome e ao desperdício.
Saiba mais sobre a história da Orquestra
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.
LEIA MAIS
- ENTREVISTA: Violência doméstica e a perspectiva de Marina Schaun
- Série “Dança” do #EMCASACOMSESC apresenta Luis Arrieta e Dudude Herrmann
- Lívia Mattos e seu acordeon estão na série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos
- Série “Ideias” do #EMCASACOMSESC discute os impactos das áreas verdes urbanas na saúde pública, as fronteiras e intersecções entre saúde e cultura, as fábulas em fotopintura e a relação do futebol com a literatura