LITERATURA: Largo do Batistinha recebe no sábado o projeto “Leitura na Praça”

A literatura é importante para o desenvolvimento das pessoas: contribui para a formação do pensamento crítico, melhora a criatividade e amplia o vocabulário e os conhecimento gramaticais e ortográficos. Com objetivo de fomentar a leitura, o Rotaract Club de Itabira-Cauê promove no sábado, 5 de maio, das 8h às 14h, no Largo do Batistinha, em Itabira, Minas Gerais, o projeto “Leitura na Praça”.

“Buscamos resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Itabira é uma cidade que historicamente respira cultura, é a terra de Carlos Drummond de Andrade, e de gênios menos famosos como Newton Baiandeira e José Assunção. Com esse espírito, ocupamos espaços públicos da cidade promovendo a distribuição gratuita das mais diversas obras literárias e intervenções culturais que possam prestigiar a herança artística de nossa cidade”, destaca Pedro Macieira, integrante do Rotaract Club de Itabira-Cauê.

Durante o ano, os integrantes do projeto fizeram a arrecadação de livros. Para esse trabalho, contou com o apoio da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide), Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), Escola Estadual Trajano Procópio (Premen), Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA), Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), Sepro, Senac, Uptime e Oficina dos Sonhos, que funcionaram como ponto de recolhimento das obras literárias.

Agora, os exemplares serão entregues gratuitamente à população itabirana. Para receber o seu, basta comparecer ao Largo do Batistinha. “O projeto visa atender de maneira generalizada o público interessado, já que qualquer pessoa que passar pelo local terá a oportunidade de escolher um livro. Vale destacar que as obras que por ventura não sejam distribuídas são utilizadas em outros projetos e iniciativas do Rotaract, Interact e Rotary”, afirma Pedro Macieira.

Realizado anualmente de 2012, o “Leitura na Praça” consiste em duas etapas. A primeira é a arrecadação dos livros, que acontece entre uma edição e outra; a segunda, é a promoção de um evento público que mistura a doação de obras literárias e apresentações culturais. Neste ano, a banda itabirana Poison or Medicine faz uma participação no projeto.

“A leitura, além de uma atividade lúdica capaz de desenvolver as atividades cognitivas, é uma fonte de informações e uma grande ferramenta para a formação de indivíduos pensantes. Ela modifica vidas e espaços, já que o conhecimento empodera as pessoas e permite que elas se identifiquem enquanto agentes de transformação do status quo”, reflete Pedro Macieira.

O projeto “Leitura na Praça” conta com o apoio do Interact Club de Itabira e Rotary Club de Itabira-Cauê.

31855754_1005221629632915_4815342432616972288_n

Confira as fotos do “Leitura na Praça 2017”:

SERVIÇO

Projeto “Leitura na Praça”
Data e horário: sábado, 5 de maio, das 8h às 14h
Local: Largo do Batistinha (Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.