Literatura infantojuvenil: abertas inscrições para o Prêmio Barco a Vapor 2021

Escritores têm até 31 de janeiro para inscrever obras voltadas ao público infantojuvenil

Há 16 anos no Brasil, o Prêmio Barco a Vapor, uma iniciativa internacional da Fundação SM, reconhece e valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil, revelando autores, estimulando a criação literária nacional e proporcionando aos jovens leitores o acesso a textos de qualidade, não só no Brasil, mas em todos os países onde o Grupo SM atua.

Já estão abertas as inscrições para sua 17ª edição. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro para inscrever textos nos gêneros romance e/ou novela para crianças e jovens através do site https://barcoavapor.smeducacao.com.br/.

O regulamento prevê que qualquer pessoa pode participar, incluindo cidadãos de outras nacionalidades, desde que os originais sejam inéditos, escritos em língua portuguesa, assinados com nome fictício (pseudônimo) – para assegurar a idoneidade do concurso – e que o autor seja maior de 18 anos e more no Brasil. Além do prêmio de R﹩ 40 mil, o vencedor terá seu livro publicado na coleção “Barco a Vapor”, da SM Educação.

Livro vencedor em 2020

A última edição do Prêmio Barco a Vapor no Brasil contemplou o escritor carioca Guilherme Semionato, com o livro “Nossa Bicicleta”, inicialmente intitulado “A Bicicleta Azul”. Na narrativa, o autor confere múltiplos sentidos a um objeto cotidiano: uma bicicleta antiga, que pertence à família do protagonista, um menino que adora desenhar e deseja um estojo completo visto numa papelaria próxima. Entre querer e poder, ele acaba tomando uma decisão impensada envolvendo a bicicleta. Na angústia do arrependimento em busca de solução para resolver a situação, o protagonista Daniel toma contato com memórias familiares, fortalecendo seus laços afetivos.

LEIA MAIS

Comentários