Kleber Mendonça, cineasta pernambucano, volta a Cannes com filme ‘Bacurau’

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho vai marcar presença novamente no Festival de Cannes deste ano, que acontece entre os dias 14 e 25 de maio. “Bacurau” é uma ficção científica que ele dirigiu ao lado de Juliano Dornelles e que eles descrevem como um filme de aventura ambientado no Brasil do futuro. O filme é protagonizado por Sonia Braga e pelo alemão Udo Kier. Além disso, mistura gêneros como terror, ficção científica e western.

A trama gira em torno de um pequeno povoado do sertão que vê sua tranquilidade ameaçada depois da morte de Dona Carmelita, uma mulher de 94 anos, forte e querida por quase todos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a comunidade não consta mais nos mapas.

bacurau

Em entrevista ao jornal “O Globo”, Kleber Mendonça Filho explicou que a seleção para Cannes significa levar um produto brasileiro, com valor cultural e de mercado, para a vitrine mais prestigiosa do mundo. “Encontro-me numa posição de prestígio que não reflete a maneira inadequada com a qual nosso país olha para a cultura. O Brasil está desmoronando as estruturas que asseguram a produção cultural. Espero que esse momento seja produtivo para o governo rever seu posicionamento em relação ao setor”.

Mendonça Filho e Juliano Dornelles vão enfrentar uma forte competição que inclui nomes como Pedro Almodóvar (“Pain and Glory”), os Irmãos Dardenne (“Young Ahmed”), Xavier Dolan (“Matthias and Maxime”), Ken Loach (“Sorry we missed you”) Terrence Malik (“A hidden life”), entre outros (veja abaixo a lista divulgada até agora).

LEIA MAIS

 

Comentários