A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão anunciou no último domingo, 2 de fevereiro, os vencedores do BAFTA 2020, conhecido como o “Oscar Britânico”.
O filme de Sam Mendes, “1917”, que tinha nove indicações, saiu com sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Recordista de indicações na premiação, com 11 menções, “Coringa” venceu apenas três estatuetas, nas categorias de Melhor Ator, para Joaquin Phoenix, Melhor Direção de Elenco e Melhor Trilha Sonora.
Joaquin Phoenix fez mais do que levantar a estatueta. Além de confirmar o favoritismo no papel do protagonista de “Coringa”, usou o seu discurso para criticar a falta de diversidade na premiação. Ele disse se sentir honrado e privilegiado pela escolha, “mas também me sinto em conflito porque muitos dos meus colegas atores são merecedores e não têm o mesmo privilégio. Acho que enviamos uma mensagem muito clara às pessoas de cor de que elas não são bem-vindas aqui. Essa não é uma condenação hipócrita. Me sinto envergonhado em admitir que sou parte do problema. Nós temos que fazer um trabalho duro para entender o racismo sistêmico. Acho que é obrigação das pessoas que criaram, perpetuam e se beneficiam de um sistema de opressão que acabem com ele. Isto está com a gente”, concluiu.
Vale lembrar que todos os concorrentes de Phoenix na categoria eram brancos: Leonardo DiCaprio, Jonathan Pryce, Adam Driver e Taron Egerton. No Oscar, os cinco indicados também são brancos.
Confira a lista de vencedores nas principais categorias do Bafta 2020:
Melhor Filme: “1917”
Melhor Atriz: Renee Zellweger, por “Judy: Muito Além do Arco-Íris”.
Melhor Ator: Joaquim Phoenix por “Coringa”.
Melhor Diretor: Sam Mendes por “1917”.
Melhor filme britânico: “1917”.
Melhor filme de língua não-inglesa: “Parasita”
LEIA MAIS
- FCCDA prorroga prazo de inscrição na Lei Drummond e eleição de novos membros para o Conselho de Cultura
- Estreia hoje a primeira série original brasileira da Amazon: “Tudo ou Nada: Seleção Brasileira”
- Rede Minas recebe inscrições de produções audiovisuais
- Conheça mais sobre a Banda Groove Minas e seu primeiro EP “Som de Minas”