Já ouviu rádio feita para a internet?

Você sabia que tem uma galera muito legal produzindo programas de rádio para a internet? Pois deveria saber! São os podcasts: uma maneira revolucionária de produzir informação que vem conquistando o público online há alguns anos.  Sem a necessidade de ficar preso à grandes grupos de comunicação e a anunciantes exigentes, os podcasts dão a seus produtores e público a liberdade de discutir sobre qualquer tema, inclusive se aprofundando muito mais do que os programas de rádio permitem.

Para você começar e entender esse universo, listamos alguns dos podcasts que são sucesso na atualidade. Com certeza você vai curtir!

Durma com Essa

Especializado em política, economia e áreas afins, o site do jornal Nexo criou seu próprio podcast que segue a mesma linha editorial do site. Em formato mais curto, o programa é bem elaborado e muito didático.

Foro de Teresina

Outro veículo de comunicação que aderiu ao formato foi a revista Piauí. Afiado como a publicação impressa, esse podcast realiza debates semanais, divididos em três blocos, sobre política. Ao longo de 45 minutos é possível ficar por dentro de tudo o que está rolando na política nacional com boas doses de críticas e algumas pitadas de humor.

Xadrez Verbal

O Xadrez Verbal começou em 2013 como blog, mas atualmente se transformou num canal que reúne artigos, textos, vídeos e podcasts sobre história e atualidades. E os temas vão além do Brasil explorando regiões como Oriente Médio, Estados Unidos, Europa e outros países da América Latina.

Mamilos

Já dizia o meme “mamilos são polêmicos”. E esse podcast faz um “jornalismo de peito aberto” com Juliana Wallauer e Cris Bartis que convidam especialistas para debater sobre temas do universo feminino. Mas, cabe de tudo nos bate-papos: aborto, pesquisas científicas, política, história… tudo que diga respeito à vida em sociedade e ao bem estar coletivo.

Lado (B)lack

Feito especificamente para falar sobre identidade negra e suas ramificações, esse podcast é fantástico para quem quer entender a temática de forma inteligente. Os episódios trazem elucidações e opiniões sobre ancestralidade, filmes, gêneros musicais e demais vertentes da cultura afrodescendente, além de tocar em assuntos de cunho mais histórico, tecnológico e político.

Dragões de Garagem

É ciência que você quer @? Então não deixe de ouvir o Dragões de Garagem que discute o tema desde 2012. O site oferece vídeo, blog, tirinhas e, claro, os podcasts. Lá tem diversos campos: biologia, química, física e matemática, mas também debate temas contemporâneos como fake news e fascismo.

Cinema na Varanda

O nome entrega! Os podcasts são gravados numa varanda e são dedicados a lançamentos da sétima arte. Isso inclui mostras, festivais e premiações importantes. Também acontecem debates sobre a carreira de diretores, atores e atrizes, e filmes que fizeram história.

Despachados

Pra quem ama turismo e viagem, esse é imperdível! Ele reúne um conteúdo bacana de viagens com direito a entrevistados para falar sobre temas diversos, desde aviação a fotografia. Aqui você também encontra guia de destinos, gente descrevendo suas experiências e o que fazer em cada lugar. Ele funciona como uma programa ao vivo mesmo, com a participação de pessoas enviando perguntas aos convidados.

Confins do Universo

Se você é chegado em tudo que engloba o universo nerd e geek, aqui é seu lugar! Produto do site Universo HQ, esse podcast leva informação de forma leve e divertida, com temáticas variadas e a presença do jornalista e editor-chefe do site Sidney Gusman, considerado um guru das HQs e um dos maiores especialistas do Brasil no assunto.

Verso da Prosa

Leitores, sentai-vos e escutai. Verso da Prosa é um podcast especializado em poemas, livros, contos e crônicas. Aqui, são analisadas obras literárias a partir da interpretação narrativa que inclui recursos sonoros. Muitas vezes, a interpretação é seguida de debates e conversas.

LEIA MAIS

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras