Itabira será palco do Slam, a batalha de poesias

No dia 04 de abril, às 19h, Itabira será palco do primeiro Slam “A Rosa do Povo”. O evento é uma promoção da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e do Programa Drummonzinhos e será realizado na arena da Praça Dr. Acrísio Alvarenga com entrada gratuita.

O “Slam” é uma competição em que os inscritos leem ou recitam um trabalho original. As inscrições são feitas 30 minutos antes do início da batalha.

Ao todo, 15 poetas são inscritos por dia, em ordem de chegada, com três poemas autorais. Em cada batalha existem três fases. Na primeira, eliminatória, os candidatos competem entre si e apenas seis passam para a semifinal. A grande final da noite é disputada entre três competidores.

As regras são as mesmas dos “slams” internacionais: os poemas devem ser de autoria própria, com no máximo três minutos, e não pode haver acompanhamento musical, figurinos e adereços. As performances são julgadas por cinco espectadores escolhidos espontaneamente entre o público, que darão notas aos slammers – como são chamados os poetas –, levando em consideração dois critérios: a poesia e o desempenho. As notas vão de zero a dez. Retiram-se, então, as melhores e as piores notas, mantendo-se apenas as três notas do meio, que somadas serão a nota final.

O projeto pretende incentivar a criação e revitalizar o cenário de poesia contemporânea por meio de performances públicas de leitura e tem o objetivo de atrair, além de poetas, expectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”. A intenção é que os eventos reúnam jovens escritores de diversas vertentes e estilos: poetas, músicos, rappers, jornalistas, estudantes etc.

17390840_644731709046629_3619330345357389635_o

Mais cultura

No sábado, 01 de abril, a Galeria da FCCDA recebe a apresentação da Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI). O evento começa às 20h e conta com entrada gratuita.

Orquestra

SERVIÇO

Slam: “A Rosa do Povo”
Competição de poesias.
Data e horário: terça-feira, 04 de abril, às 19h
Local: Arena da Praça Dr. Acrísio Alvarenga (Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

Orquestra de Câmara da ELMI
No repertório música clássica.
Data e horário: sábado, 01 de abril, às 20h
Local: Galeria da FCCDA (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

LEIA MAIS

Comentários