Intervenção cultural, teatro, exibição de filmes e shows no segundo final de semana do 45º Festival de Inverno de Itabira

Com o tema “Semear… Ser Poético”, o 45º Festival de Inverno de Itabira, Minas Gerais, conta com atrações para os mais diferentes perfis de público. Ocupando diversos espaços da cidade, o evento terá em seu segundo final de se semana intervenções culturais, espetáculo teatral, contação de histórias, exibição de filmes e shows — tanto para adultos quanto para crianças.

Na sexta-feira, 19 de julho, às 18h, sai um cortejo cultural do Largo do Batistinha, no Centro, em direção à Roda Cultural, que acontece às 19h30, na praça do Centenário. A intervenção será coordenada pelos artistas José Nildo Bezerra, Thamara Santana e Rafael de Sá.

Durante a Roda Cultural acontecem apresentações com o Programa Drummonzinhos, Grupo Folclórico Tumbaitá, Orquestra Big Band Funcec e 3 of Us — que fazem show cover dos britânicos The Beatles.

No Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), às 19h30, acontece o espetáculo stand-up “Literalmente Falando”, com Stevan Gaipo, que se inspira em histórias pessoais para contar causos que retratam o nosso cotidiano. A apresentação está com ingressos esgotados.

Mais tarde, às 19h, na Serra dos Alves, distrito de Senhora do Carmo, tem exibição do filme “Os Saltimbancos Trapalhões”. No filme, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias se tornam grandes atrações no circo Bartolo, mas terão que enfrentar muitos desafios.

Sábado

Às 10h, pelas ruas de Itabira, o Coletivo Viravoltear apresenta a intervenção cultural “Performatizando a Poesia”, que é inspirada no livro “Impurezas do Branco”, de Carlos Drummond de Andrade. Às 14h, na comunidade rural do Campo Gordura, acontece a contação de história “Chuva na Praça”, com o grupo Chuva de Histórias.

Mais tarde, às 17h, a praça Dr. Acrísio Alvarenga, na região central da cidade, será palco para o projeto Itabiranos em Cena Hip Hop, que terá shows com Contra Correnteza, Manu Máfia NVS e Thiago SKP.

Na Serra dos Alves, às 18h, tem quadrilha e festa julina com a banda Cadiquê. Já em Ipoema, a partir das 20h, acontece a Roda de Viola, com apresentações dos Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Grupo Folclórico Tumbaitá, Felipe Bedetti e Tio Já É.

Domingo

O Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe, às 15h, a contação de histórias “Chuva na Praça”, com o grupo Chuva de Histórias. Às 16h, na Concha Acústica, tem o show infantil Pé de Sonho, com os músicos Weber Lopes Geovanne Sassá. A entrada no evento é condicionada à doação de 1 litro de leite por pessoa.

Encerrando a programação do segundo final de semana do 45º Festival de Inverno de Itabira, o cravista Antônio Carlos de Magalhães e o pianista Marcelo Côrrea apresentam o concerto “François Chopin e François Couperin”, às 18h, na Ermida Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a popular Igrejinha do Rosário.

SERVIÇO

45º Festival de Inverno de Itabira – “Semear… Ser Poético”
Data: 13 a 28 de julho
Local: Itabira, Minas Gerais
Programação gratuita
Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102
Confira a programação completa no www.fccda.com.br/festivaldeinverno

LEIA MAIS

Comentários