Inscrições abertas para oficina de artesanato da Associação Cultural Itabira Século XXI

A Associação Cultural Itabira Século XXI está com inscrições abertas para a oficina Artesanato em Fibras de Bananeira. A atividade é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e a instituição itabirana.

Voltado para pessoas com idade a partir dos 15 anos, o curso é gratuito e faz parte do projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo (ações pontuais para qualificar e unificar o atendimento ao turista no município). Um dos objetivos da oficina é proporcionar aos alunos a profissionalização do artesanato em Itabira, a fim de que haja retorno financeiro ao artista.

De acordo com a Associação, as aulas, ministradas por Adélia Andrade, começam na primeira semana de julho e acontecerão nas quartas-feiras, das 14h às 16h, durante um ano, no Centro de Artesanato de Itabira. A turma será formada por 16 pessoas. As inscrições podem ser feitas no Museu de Itabira ou no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT).

“Nesse projeto iremos trabalhar com a fibra da bananeira por ser tão abundante na região. É uma matéria-prima de fácil manejo e com ela pode-se produzir uma infinidade de objetos, levando em consideração o souvenir inspirado no filho mais ilustre de Itabira, Carlos Drummond de Andrade. Nas aulas, os alunos poderão conhecer, conceber e criar peças de pequeno e médio porte com características de um souvenir”, explicou um dos responsáveis pela Itabira Século XXI, Eduardo Sampaio.

Em tempo

A Associação Cultural Itabira Século XXI também ministrará oficinas em Senhora do Carmo, incluindo no povoado de Serra dos Alves, e em Ipoema. No entanto, as inscrições já foram encerradas devido à alta procura pelos cursos. São eles: pintura (Senhora do Carmo); artesanato com lixo reciclável (Serra dos Alves); e Lavadeiras Mirins, Tropeirinhos, bordados e artesanato, e viola na roça (Ipoema).

LEIA MAIS

Comentários