Ingredientes mineiros é tema do último episódio da série do Jornal Minas sobre a gastronomia em Belo Horizonte

Passeando por restaurantes em Belo Horizonte, Minas Gerais, é possível observar mesas simples e aquelas sofisticadas. Elas têm em comum uma preciosidade que se encontra em no estado: os ingredientes. O trabalho no campo oferece uma infinidade de produtos que tornam a receita um prato saboroso. A valorização dos ingredientes é tema da última reportagem especial da série “Da Culinária Afetiva à Alta Gastronomia”, no Jornal Minas, da Rede Minas, na sexta-feira, 17 de maio, às 12h30 e 19h30.

A repórter Marcela Martins conversou com o professor de gastronomia do Senac, Adriano Vilhena, que falou sobre a escolha dos ingredientes, o preparo e a apresentação dos pratos. Além dele, chefs explicaram sobre as inúmeras possibilidades de pratos com os ingredientes mineiros. Entre eles, Gael Gaim, que utiliza todos essas opções na alta gastronomia.

A série faz parte da campanha “Rede Minas em Apoio às Cidades que Concorrem a Rede Cidades Criativas da Unesco”. Atualmente, 180 cidades de 72 países têm o título – apenas oito no Brasil. Segundo a assessoria de Comunicação da Unesco, há apenas duas vagas por país, sendo que cada uma deverá ser preenchida por categorias diferentes. A previsão é de que o resultado seja divulgado no final do ano.

A emissora apresenta programação especial, durante todo o mês, que mostra as riquezas e potencialidades dos municípios mineiros que concorrem ao título. São sete categorias. Belo Horizonte disputa pela gastronomia; Cataguases, pelo cinema; e Diamantina, pela música. Na próxima semana, é a vez de Diamantina ser tema especial de uma série produzida pelo Jornal Minas.

Programa Cinematógrafo discute gênero musical

Os musicais conquistaram uma grande fatia do mercado e atraíram mais fãs. Os títulos são muitos, como “La La Land”, Moulin Rouge” e “Chicago”. O mundo fantástico que geralmente guia os filmes musicais são sempre um espetáculo e ajudou a moldar fórmulas narrativas no cinema. Esse é o gênero do próximo Cinematógrafo, da Rede Minas, que vai ao ar também na sexta-feira, 17, às 20h45. Para falar sobre o assunto, o programa recebe a pesquisadora e professora da UEMG, Rita Ribeiro.

Falou-se em filme musical, impossível não recordar a melodia e os versos de “Cantando na chuva”, de Stanley Donen e Gene Kelly – que também cantarolou a canção que ficou eternizada. Esse filme é tema do quadro “Ponto de Vista”. O jornalista Rodrigo Castro recebe a crítica Larissa Padron, do canal Fora do Padron, no YouTube. No quadro “Drops”, curiosidades de “Tommy” – o filme, não o disco!. A produção nasceu em 1969, depois que uma das bandas de rock mais conhecidas no mundo, The Who, gravou o álbum que leva o mesmo nome. O filme é protagonizado pelo grupo e dirigido pelo cineasta britânico Ken Russell.

O programa ainda traz as novidades de Cataguases, na Zona da Mata, no quadro “Almanaque”. O diretor do Polo Visual da Zona da Mata César Piva, a roteirista e diretora Elza Cataldo e o produtor executivo Breno Nogueira falam sobre as produções audiovisual na região e a importância da produção para o Brasil. A iniciativa faz parte da campanha “Rede Minas em apoio às cidades que concorrem a rede Cidades Criativas da Unesco”. Durante todo o mês de maio, a emissora exibe uma programação especial para mostrar as riquezas e potencialidades das três cidades mineiras que concorrem ao título da Unesco: Cataguases, na Zona da Mata, pelo cinema; Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, pela música; e Belo Horizonte, pela gastronomia.

SERVIÇO

Séria “Da Culinária Afetiva à Alta Gastronomia” – 5º Episódio: “Valorização dos Ingredientes”
Horário: Jornal Minas 1ª Edição, às 12h30; e Jornal Minas 2ª Edição, às 19h15
Data: sexta-feira, 17 de maio
Próximos episódios: sexta-feira, 17, sobre “Valorização dos Ingredientes”

*Já foram exibidos episódios sobre a culinária afetiva, baixa gastronomia e cerveja e botecos e gastronomia e colônias.

Cinematógrafo – 3ª temporada – “Gêneros Cinematográficos” 
Data e horário:  sexta-feira, 17 de maio, às 20h45

*Será o sexto episódio da série: “Filmes Musicais”

LEIA MAIS

Comentários