Para alguns pode até parecer estranho: mas a nudez não é apenas do corpo. Despir a mente e a alma de conceitos preestabelecidos, dos padrões já concebidos e buscar uma essência verdadeiramente sua é o real processo de nudez – uma busca constante pelo que nós somos. E é justamente sobre essa faceta humana, muitas vezes complicada e outras libertadoras, que a mineira de Governador Valadares, Tai Experience, promove uma reflexão em seu disco de estreia, “Nude”, lançado no final de 2018.
Com nove faixas, sendo sete autorais, o álbum se utiliza de uma pegada indie pop para entoar versos existencialistas, que discorrem sobre a busca por uma compreensão própria e sobre o espaço em que habita e pelo qual transita. O resultado são belas melodias e letras intensas e bastantes reflexivas, que ganham um sabor especial com a vocalista Tai.
“O álbum parte de uma perspectiva de um ser que busca a compreensão de si e do espaço onde habita. Um ser observador, capaz de enxergar o emaranhado de circunstâncias que nos assolam e conduzem. Humano que é, também sente na pele. Essa visão foi retratada lindamente pela artista Luiza Kawamoto, reponsável pela parte visual do trabalho”, discorre Tai.
Além das sete músicas autorais, “Nude” conta com dois poemas – “Espelho” e “O Estranho que me Habita” – que são declamados pela própria autora, a poetisa Elizete Pereira. A inserção desse material demonstra um pouco da inspiração que levou à construção de um disco conceitual e que reflete os questionamentos de quem busca ou reflete sobre a sua identidade e individualidade. Trazendo assim ainda mais força para o trabalho da Tai Experience.
“Através de muito questionar as coisas e a forma como funcionam posso dizer que cheguei numa coletânea de questionamentos que se permitiram amarrar em uma só obra”, conta Tai. “O nome do álbum remete a uma busca interior. ‘Despidos de tudo o que nos foi ensinado a ser, quem somos nós?’”, completa.
A gravação de “Nude” durou cerca de cinco meses e aconteceu no estúdio Notom, em Governador Valadares. O álbum pode ser conferido nas mídias sociais da Tai Experience e nas principais plataformas de streaming.
Sobre o projeto
Tainá Peres Costa, responsável pela Tai Experience, nasceu há 20 anos em Governador Valadares. Deu início ao seu trabalho como compositora, cantora e instrumentista em 2015, quando se dedicou a apresentações em bares, casas de shows, festivais e outros eventos. Em 2018, lançou os clipes das músicas “House of Strangers” e “For Today”, já começando a apresentar algumas das canções que foram reunidas em “Nude”.
No álbum, Tai é acompanhada pelos músicos Morenno Salomão (guitarra e violão), João Augusto (baixo e bandolim) e Lucas Gonçalves (bateria e percussão).
Confira o álbum “Nude”:
Se preferir acesse por streaming:
LEIA MAIS
- Thiago Pethit apresenta “Noite Vazia”, primeiro single de “Mal dos Trópicos”, disco que marca seu retorno ao mercado fonográfico após cinco anos
- Mineira Yasmin Umbelino lança o seu primeiro videoclipe
- Letrux, Jorge Mautner e Hermeto Pascoal engrossam o caldo de grandes atrações confirmadas no Psicodália 2019
- NOID lança singe de estreia, “Leech”, que fala sobre trocas e abusos em relações humanas