Imigração e gastronomia são temas de reportagem especial que vai ao ar, nesta quinta-feira, na Rede Minas

Série do Jornal Minas apresenta episódio sobre a gastronomia e as colônias na capital

Desde a colonização e a corrida pelo ouro, Minas Gerais foi destino de vários imigrantes. De acordo com o Censo de 2010, 16.550 estrangeiros vivem no estado, 47,6% deles na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A imigração influencia, até hoje, a cultura em Minas e, é claro, a tradição na cozinha. O Jornal Minas preparou uma reportagem especial, que será exibida na quinta-feira, 16 de maio, para falar sobre a culinária e as colônias estrangeiras. O tema é um dos episódios da série especial que trata sobre a capital mineira e gastronomia, categoria em que a capital compete para o título de Cidade Criativa da Unesco.

Na reportagem, a jornalista Marcela Martins mostra lanchonetes e restaurantes internacionais que caíram no gosto dos belo-horizontinos, como os portugueses, italianos e sírios. A professora de Gastronomia Carolina Figueiras explica sobre essa mistura de temperos, além dos chefs estrangeiros que fazem um relato da experiência na cozinha em Minas.

O Jornal Minas 1ª e 2º Edição vai ao ar, ao vivo, nesta quinta, às 12h30 e às 19h15 com o episódio “Gastronomia e Colônias” da série “Da Culinária Afetiva à Alta Gastronomia“. Já na sexta-feira, o público confere o episódio sobre a valorização dos ingredientes na gastronomia de Belo Horizonte.

A série faz parte da campanha “Rede Minas em Apoio às Cidades que Concorrem a Rede Cidades Criativas da Unesco”. A emissora apresenta programação especial, durante todo o mês, que mostra as riquezas e potencialidades dos municípios mineiros que concorrem ao título. São sete categorias. Belo Horizonte disputa pela gastronomia; Cataguases, pelo cinema; e Diamantina, pela música. O jornal ainda prepara outras séries para mostrar Cataguases e Diamantina.

Atualmente, 180 cidades de 72 países têm o título – apenas oito no Brasil. Segundo a assessoria de Comunicação da Unesco, há apenas duas vagas por país, sendo que cada uma deverá ser preenchida por categorias diferentes. A previsão é de que o resultado seja divulgado no final do ano.

SERVIÇO

Séria “Da Culinária Afetiva à Alta Gastronomia” –4º Episódio: “Gastronomia e Colônias”
Horário: Jornal Minas 1ª Edição, às 12h30; e Jornal Minas 2ª Edição, às 19h15
Data: quinta-feira, 16 de maio
Próximos episódios: sexta-feira, 17, sobre “Valorização dos Ingredientes”

*Já foram exibidos episódios sobre a culinária afetiva, baixa gastronomia e cerveja e botecos.

LEIA MAIS

Comentários