Igrejinha do Rosário é reaberta ao público

A reabertura da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a mais antiga de Itabira, foi comemorada com alegria e entusiasmo pela comunidade itabirana. Fechada desde o segundo semestre de 2016, a única edificação tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebeu obras para reforma no telhado e pintura externa.

Na noite de segunda-feira, 17 de julho, os festejos de reabertura da Igrejinha do Rosário (que integraram a programação do 43º Festival de Inverno de Itabira) contaram com uma procissão iluminada das Guardas de Marujos, apresentação do Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e missa em ação de graças realizada pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti e pelo padre Márcio Soares, responsável pela paróquia.

Nas palavras o Bispo Marco Aurélio, “esse templo é, sobretudo, um patrimônio de fé. Essa igreja testemunhou a profunda fé de nossos antecessores que, mesmo em tempos difíceis, se preocuparam e zelaram pela construção dessa homenagem à mãe de Deus na forma de Nossa Senhora do Rosário. É um templo extremamente importante para nós, da Igreja Católica, e ver que a sociedade civil dá tamanha importância a ela, como patrimônio cultural, em muito nos alegra. Mas, o mais importante hoje é que, finalmente, podemos vê-la de portas abertas para voltar a receber a comunidade que tanto clamou por sua reforma”.

Confira a galeria de fotos da reabertura da Igrejinha do Rosário:

LEIA MAIS

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras