Igreja de Conceição, na mineira Santa Bárbara, recebe pintura externa e reforma de forros internos

Obra de restauro, realizada em convênio com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da plataforma Semente, já contemplou, até este momento, reforma dos banheiros, restauração das esquadrias e cobertura

O restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Bárbara, Minas Gerais, passa agora pela fase de pintura externa e reforma dos forros internos. É importante lembrar que o investimento é de R$310.012,74 e contempla, em sua totalidade, reformas da cobertura e dos banheiros, guarda-pó dos beirais, forros internos, substituição de rede elétrica e hidráulica, além de implantação de acessibilidade.

No que versa sobre os serviços de pintura, foi realizado prospecção em duas esquadrias remanescentes da antiga Capela. Além disso, foram encontrados nas folhas das portas laterais e marcos, resquícios de cores que indicam gradações diferentes da pintura existente, sendo esta, azul colonial, padrão adotado nos anos 70 e 80.

De acordo com literatura específica, “entende-se que os beirais e cachorros das Igrejas e residências coloniais sempre foram pintadas na cor branca, por se tratar de elementos construtivos de continuidade e acabamento das paredes e telhado”.

F01

Assim sendo, por se tratar da restauração de bem tombado (Decreto Municipal nº 1414 de 06 de julho de 2006), foi submetida, ao Conselho Municipal Deliberativo de Patrimônio Cultural, a proposta das novas cores a serem adotadas, sendo estas, aprovadas pelos conselheiros.

Neste contexto, foi adotada a cor branca, nos forros dos beirais e nos cachorros da cobertura da Capela, garantindo a continuidade dos panos laterais e proporcionando leveza a edificação, respeitando uma prática que vem sendo adotada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Minas Gerais. Já para os marcos das portas e janelas foi utilizada a cor azul queimado e as folhas da porta foram pintadas de ocre.

É importante destacar que a adoção das cores originais da Capela de Nossa Senhora da Conceição, permite a redescoberta do patrimônio cultural local e o resgate da memória afetiva da comunidade.

Até o momento, já foram executadas a reforma dos banheiros e a restauração das esquadrias, considerando portas e janelas, bem como a cobertura da Igreja. A previsão de conclusão desta obra, realizada através da plataforma Semente é ainda no primeiro quadrimestre de 2019.

LEIA MAIS

Comentários