Hypershow apresenta espetáculo com Nath Rodrigues neste sábado

Artista mostra, em trabalho solo, músicas que levam a técnica erudita à MPB

Chorinho tocado com berimbau e violino, muitas vezes em arranjos sem a habitual vareta do instrumento clássico. Tudo isso soado por uma voz forte e por letras que carregam, em forma de poesia, um protesto contra o racismo, a homofobia e o machismo.  Esse é o resultado do trabalho da mineira Nath Rodrigues, que tem em sua bagagem a formação na música erudita e a paixão pela MPB e a capoeira. A apresentação da cantora, compositora e multi-instrumentista arrancou aplausos da plateia. O programa Hypershow, da Rede Minas, mostra esse espetáculo, inédito na TV, no próximo sábado, 14 de setembro, às 16h.

A apresentação faz parte da Mostra Cantautores, que durante os meses de setembro e outubro é exibida no programa especial do evento. O festival levou aos palcos grandes personalidades da música brasileira que compõem, cantam e tocam seus trabalhos. Neste segundo episódio, o Hypershow traz uma hora da apresentação solo de Nath Rodrigues que lançou, há pouco, seu primeiro disco.

Compositor Schumann é tema de reportagem especial

O alemão Robert Schumann marcou o universo da música clássica. A história do compositor torna o seu legado ainda mais fascinante. Em “Concerto para Piano”, mais que uma bela melodia, a peça traz em suas notas o desdobramento de uma vida de muitos conflitos e sucessos. A obra foi sugerida pela esposa Clara, que também era pianista consagrada. O resultado da peça é apresentado no Harmonia, da Rede Minas, no domingo, 15 de setembro, às 19h, que traz entrevistas especiais com o maestro Sílvio Viegas e com o pianista Maurício Veloso. Os dois executaram a obra no Palácio das Artes, acompanhados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Na reportagem, o público ainda confere trechos do espetáculo.

No programa, ainda as novidades do Festival Internacional de Artes de Tiradentes, o Artes Vertentes. A cidade histórica recebe 19 concertos que tem, como cenário, as igrejas barrocas do município mineiro. A diretora executiva do evento, Maria Vragova, traz todas as novidades festival, que vai até o dia 22.

LEIA MAIS

Comentários