HNSD e Rotary Club divulgam programação do “Encontro da Solidariedade”, que acontece neste sábado

No sábado, 14 de abril, o Parque de Exposições Virgílio José Gazire, em Itabira, será tomado por uma onda solidária e espírito colaborativo. Na ocasião, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e o Rotary Club de Itabira promovem, das 10h às 17h, o “Encontro da Solidariedade”, que visa arrecadar fundos para a reforma do telhado do primeiro hospital itabirano. A entrada é gratuita, mas em algumas atividades serão cobrados preços simbólicos e toda renda será revertida para a reestruturação da cobertura da instituição.

O evento conta em sua programação com aulas de ginástica e alongamento; almoço com venda de tropeiro e feijoada; shows com Ana Maria Santiago, Bruno Caipira e Breno Nogueira; e leilão de animais. Também contará com barracas de comidas e bebidas; e atividades para a criançada (brinquedos infantis e algodão doce serão cobrados) – essa ação terá apoio dos Voluntários Vale.

Além disso, diversos stands serão montados no Parque de Exposições. Entre eles, a Caravana da Saúde do HNSD, que irá medir pressão arterial, glicose, IMC e dará orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); equipe da Secretaria Municipal de Saúde com orientações sobre arbobiroses; e as brinquedistas do grupo “Alegria, Alegria”, que trará apresentações de teatros e oficinas.

O “Encontro da Solidariedade” também conta com a parceria da UNA, que fará exposição de peças anatômicas e de seus cursos; da Renault, que trará uma exposição de carros; e da Academia Corpo e Saúde, que dará aulas de alongamentos e zumba.

Ato pela saúde itabirana

Perto de completar 159 anos (a ser comemorado no dia 15 de abril), o HNSD é parte importante da história de Itabira e região. Fundado em 1859, o primeiro hospital da cidade conta com 40 mil metros quadrados de área construída. Porém, a cobertura atual data de 1940 e, desde então, não passou por nenhuma reforma.

Para que possa substituir a estrutura atual, são necessárias até quatro mil telhas e recursos na ordem de R$ 229 mil. No entanto, com o “Encontro da Solidariedade”, o HNSD pretende arrecadar R$ 100 mil para custear a primeira parte do serviço.

Além disso, o evento — que deve acontecer anualmente — tem objetivo de integrar a região, já que o hospital atende pacientes das microrregiões de saúde de Itabira, João Monlevade e Guanhães. Com isso, o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, acredita que é possível resgatar o espírito de solidariedade próprio da região.

Apoiadores

O evento conta com o apoio Rotary Clube de Itabira-Cauê, Rotary Clube de Itabira Estrada Real, Rotary Clube de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo, Prefeitura Municipal de Ferros, Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira, Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Rio Abaixo, Prefeitura Municipal de Passabém, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Academia Corpo e Saúde, Sindicato Rural de Itabira, Clube do Cavalo e Clube do Cavalo Mangalarga Marchador.

Como ajudar?

Além de participar do “Encontro da Solidariedade” no sábado, os interessados em apoiar a causa podem fazer doações de qualquer valor na seguinte conta:

  • Caixa Econômica Federal
  • Agência: 0119
  • Conta Corrente: 1747-9
  • Operação: 003

Confira a programação completa do “Encontro da Solidariedade”:

  • 10h às 11h Show com Genésio Reis
  • 10h às 12h – Academia Corpo e Saúde (aulas de ginástica, alongamento, dicas de saúde etc.);
  • 11h30 às 13h – Almoço (venda de tropeiro e feijoada)
  • 11h30 às 12h30 – Show com Ana Maria Santiago
  • 13h às 14h – Show com Bruno Caipira
  • 13h30 – Leilão de animais
  • 15h – Show com Breno Nogueira

LEIA MAIS

Comentários