Globo de Ouro abre a temporada de prêmios 2019 e surpreende com indicados

Nessa quinta-feira, 6, em Los Angeles, foram anunciados os indicados ao Globo de Ouro 2019, premiação que abre a temporada do próximo ano. Tradicionalmente, muitos dos nomes que figuram nessa lista, integram também a de indicados ao Oscar. Mesmo que o Globo de Ouro não seja mais um termômetro para o favoritismo ao Oscar, ele é uma forte referência sobre quem fez diferença no cinema em 2018.

E, dessa vez, algumas das indicações surpreenderam os mais antenados. “Nasce Uma Estrela” alçou Lady Gaga ao patamar de atriz celebrada e a colocou como concorrente do Globo de Ouro. O filme ainda concorre como comédia ou musical; melhor filme, ator (Bradley Cooper) e diretor (Cooper, de novo). A Associação divide os filmes por gêneros, mas direção e atores coadjuvantes concorrem unificados.

a-star-is-born

“Vice”, com Christian Bale como o vice-presidente Dick Cheney, lidera em número de indicações, ao todo são seis. “Bohemian Rhapsody” concorre em cinco categorias e, surpreendentemente, melhor musical não é uma delas. Até porque, “Nasce uma Estrela” deve faturar essa. Ao invés disso, o filme sobre Freddie Mercury foi indicado para melhor drama e Rami Malek, que interpreta o cantor encara a disputa com Bradley Cooper pelo prêmio de melhor ator.
PRY8WA-920x584
REPRESENTATIVIDADE IMPORTA
Alguns filmes que entraram na disputa causaram surpresa e uma reação positiva da crítica especializada e do público. É o caso de “Pantera Negra”, “Infiltrado na Klan” e “Homem-Aranha no Aranhaverso”. Todos eles tem protagonistas negros e, no caso de “Pantera Negra”, a maioria esmagadora do elenco também. Além disso, são filmes considerados blockbusters, mas que estão indicados a muitas categorias.
Homem-Aranha-no-Aranhaverso-18-12-03-img00
“Pantera Negra” quebrou recordes de bilheteria e arrecadou milhões de dólares. O longa da Marvel sobre o reino de Wakanda foi estrelado por nomes como Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Lupita Nyong’o e Forest Whitaker. O sucesso abriu os olhos da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, que entrega o Globo de Ouro, para a qualidade da película e indicou o filme na categoria de drama. Essa é a primeira vez, na premiação, que um super-herói está nessa disputa. Além disso, está indicado para outras duas categorias musicais: melhor trilha sonora (para Ludwig Göransson) e melhor criação original (com All the Stars, de Kendrick Lamar e SZA).

“Infiltrado na Klan” conseguiu proezas parecidas: também concorre a melhor filme de drama, diretor com Spike Lee, ator com John David Washington e ator coadjuvante com Adam Drive. Já “Homem-Aranha no Aranhaverso” disputa melhor animação contra grandes produções como “Os Incríveis 2” e “WiFi Ralph – Quebrando a Internet”.

blackkklansmanheder2

QUEBRANDO TABUS

Os três filmes chegaram ao cinema desmistificando o fraco argumento comum difundido pela visão racista de que cinema com protagonistas negros não vende. Ledo engano, sozinho “Pantera Negra” acumulou recordes e acessou lugares reconhecidamente difíceis para o cinema norte-americano, como a Arábia Saudita. No Brasil, o filme causou a umas das maiores disputas por ingressos no ano.

O protagonismo negro fez com que as pessoas não só si identificassem, como quisessem fazer parte do universo criado pela Marvel. Nos cinemas do mundo afora, as pessoas apareceram caracterizadas de seus personagens favoritos, inspirados pelos heróis de Wakanda.

pantera-negra-11

A CERIMÔNIA

Em 2019, a cerimônia de entrega do Globo de Ouro chegará à sua 76.ª edição e acontecerá no dia 6 de janeiro, em Beverly Hills. Dessa vez, os anfitriões da festa serão a atriz Sandra Oh, alçada ao sucesso por sua personagem em Grey’s Anatomy, e Andy Samberg, da séria Brooklyn Nine-Nine. Vale lembrar que a cerimônia contempla cinema e TV, elegendo as melhores séries de drama e comédia ou musical; melhor filme; melhores ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

LEIA MAIS

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras