Gilberto Gil e Erasmo Carlos fazem live em apoio à campanha “Juntos Pela Música”

Iniciativa da União Brasileira de Compositores e Spotify já arrecadou mais de R﹩ 1 milhão

Gilberto Gil e Erasmo Carlos farão uma dobradinha em formato de live nesta sexta-feira, 8 de maio, às 16h, no Instagram da União Brasileira de Compositores. O Tremendão entrevistará Gil, no programa Janela UBC, que faz parte da campanha “Juntos Pela Música”, criada pela UBC em parceria com o Spotify, que visa arrecadar fundos para artistas impactados pela crise do novo coronavírus (COVID-19). Além da entrevista, os artistas prometem cantar sucessos durante a transmissão.

O fundo “Juntos Pela Música” foi aberto no último mês com um aporte inicial de R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e R﹩ 500 mil do Spotify. Atualmente, a campanha já recebeu mais de 1.500 doações do público através de um crowdfunding no site Benfeitoria.

Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, fala sobre este inédito encontro virtual. “Erasmo e Gil farão uma conversa musical imperdível e solidária com o fundo Juntos pela Música, em prol dos artistas mais afetados por esta crise. Erasmo é Diretor eleito da UBC. Gil inaugurou nosso Prêmio anual, em 2017. A história da música brasileira passa por esta amizade e parceria”, afirmou o executivo.

Sobre o fundo “Juntos Pela Música”

A pandemia do COVID-19 acertou em cheio a indústria da música. A proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R﹩ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo “Juntos Pela Música”, que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo nasceu com R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e outros R﹩ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.

Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abriram a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding: http://www.benfeitoria.com/juntospelamusica.

O movimento faz parte do projeto global “Spotify COVID-19 Music Relief”. A empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1. Para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor, além do aporte inicial de R﹩ 500 mil, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UBC e do Spotify.

02

LEIA MAIS

Comentários