Galeria de Arte da Cemig divulga obras selecionadas na Concorrência de Talentos

A Galeria de Arte da Cemig receberá, nos próximos dois anos, exposições individuais de oito artistas selecionados na 24ª Concorrência de Talentos, que, em sua diversidade de estilos e formas, compõem um panorama atual da arte contemporânea mineira.

O Conselho Curador da galeria analisou 89 projetos inscritos, dos quais foram selecionadas oito propostas que irão ocupar, em 2018 e 2019, o Espaço Cultural Cemig, localizado no saguão do edifício sede da companhia, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. A seleção foi feita pelos críticos de arte Márcio Sampaio, Sérgio Rodrigo Reis e Guilherme Horta.

Obras selecionadas

As obras selecionadas trazem estilos e propostas diversas, por meio da utilização de técnicas variadas. Quadros da artista Maíse Couto, à base de tintas a óleo, acrílica e carvão vegetal, e de Joaribe, com óleo sobre telas, são dois destaques da programação.  A fotografia também estará representada pelas exposições “Índia”, de Pedro Mendes, e “BH – Milhares de Brilhos Vidrilhos”, de Mario Carazzato.

Alexandre Menezes e Renato Morcatti foram selecionados para apresentar seus desenhos e pinturas. “Horizontes”, proposta de Alexandre Menezes, será composta por pinturas e desenhos, e “Casta”, de Renato Morcatti, apresentará trabalhos feitos com grafite e carvão sobre papel e aço e, também, esculturas em cerâmica. Esculturas em madeiras são o tema da exposição do artista Sérgio da Silva Martins, enquanto a artista Bya Medeiros foi selecionada com uma proposta de instalações produzidas a partir de tapetes de terra, cerâmica e fotos.

30 anos de sucesso

A Galeria de Arte é um sucesso absoluto de público, durante seus 30 anos de existência. O espaço, inaugurado na década de 80, foi responsável pela associação da marca da empresa ao meio cultural mineiro, relacionando a Cemig com a sustentabilidade e a democratização da arte, em um espaço aberto e gratuito.

Nos últimos anos, grandes nomes passaram pelo espaço cultural da Cemig por meio da Concorrência de Talentos, dentre os quais, Adel Souki, Eymard Brandão, Fabrício Fernandino, Fátima Pena, Lauro Roberto Lisboa, Maurino Araújo e Orlando Castaño. Personalidades ligadas às artes, como a colecionadora Márcia de Moura Castro, e artistas, como Mário Zavagli, criaram exposições especialmente para comemoração dos aniversários da empresa.

Artistas selecionados para o calendário 2018/2019 da Galeria de Arte da Cemig:

  • Alexandre Menezes, com a exposição “Horizontes”
  • Bya Medeiros, com a exposição “Paisagem – Impermanências, 2017”
  • Joaribe, com a exposição “Real de Lúdico”
  • Maíse Couto, com a exposição “Tu És Eu, Eu Sou Tu”
  • Mario Carazzato, com a exposição “BH – Milhares de Brilhos Vidrilhos”
  • Pedro Mendes, com a exposição “Índia”
  • Renato Morcatti, com a exposição “Casta”
  • Sérgio da Silva Martins, com a exposição “Cotidiano”

*Com informações Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários