Fundo Municipal de Cultura lança edital para financiamento de projetos nesta quarta-feira

A Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), lançará nesta quarta-feira, 30 de setembro, o primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC). No total, serão disponibilizados cerca de R$ 50 mil para financiar projetos de todos os segmentos culturais. O edital cumpre a Lei 4.728/2014, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura de Itabira.

Além de recursos municipais, o fundo poderá receber repasses dos governos Estadual, Federal e também de órgãos internacionais. Os valores serão aplicados no desenvolvimento de produtos e serviços culturais dos artistas itabiranos. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 30 de novembro.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Miriã Fonseca, uma das principais reivindicações da classe cultural itabirana é a disponibilização de recursos por meio do FMC. Ela ressalta que, mesmo em época de crise e retração financeira, o edital é um passo significativo que proporcionará novas possibilidades para a cultura no município.

“O Conselho tem como principal prioridade a implantação de políticas públicas que garantam a sustentabilidade do setor cultural em longo prazo gerando emprego, renda e o mais importante: formando público e garantindo o bem-estar de nossa comunidade”, afirmou Miriã Fonseca.

O prefeito Damon Lázaro de Sena destacou que o FMC é uma importante conquista para a classe artística. “O governo municipal busca valorizar e incentivar os artistas de nossa terra. Por isso, sancionamos a lei que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, que propiciou a criação do FMC”, explicou.

Comentários