Fundação Cultural e o músico Juninho Ibituruna promovem oficina de percussão para crianças no próximo sábado

É tempo de folia! O Carnaval se aproxima e com ele toda a alegria de uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira. Para não perder o compasso e o ritmo, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove no sábado, 23 de fevereiro, a partir das 15h, no Paredão da Rua Tiradentes, a oficina percussão “Batucada Brasileira”. As aulas são destinadas para o público infantil e as inscrições são gratuitas e feitas no local do evento.

A oficina será ministrada pelo músico Juninho Ibituruna, membro do Coletivo Altamente e parceiro do evento, e acontece em dois módulos:

  • Turma 1: para crianças de 4 a 6 anos – de 15h às 15h30;
  • Turma 2: para crianças de 7 a 10 anos – de 16h às 16h30.

O evento tem como objetivo contribuir para a tradição carnavalesca de Itabira, além de colaborar com o resgate e desenvolvimento do Carnaval de rua na cidade, movimento que vem ganhando força nos últimos anos.

Sobre Juninho Ibituruna

Nascido em setembro de 1983, Juninho Ibituruna iniciou seus estudos de bateria em 1990 na Casa dos Tambores, escola de música fundada por seu pai, Flávio Santos Nascimento, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Entre 2008 e 2010, na capital mineira, Belo Horizonte, foi professor de percussão e coprodutor na “Associação Cultural Tambor Mineiro”, do músico e ator Maurício Tizumba.

Trabalhando em vários projetos nacionais e internacionais, atua como baterista, percussionista, programador de áudio, professor e DJ. Já se apresentou em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica e Singapura.

Em Itabira, é curador e idealizador do “Coletivo Altamente”, que realiza eventos musicais desde 2015 em festas, ocupações urbanas e espaços culturais. Também participou do 44º Festival de Inverno de Itabira e 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana, promovidos pela FCCDA.

Arte_Divulgação_Oficinas_FCCDA

Sábado de folia

Além das oficinas promovidas em parceria pela FCCDA e o músico Juninho Ibituruna, o Centro de Itabira também recebe uma programação de pré-Carnaval no sábado realizada pelo Coletivo Altamente. Entre 14h e 17h, a criançada poderá se divertir no espaço kids, que também será montado no Paredão da Rua Tiradentes.

Em seguida, às 17h, no Largo do Batistinha, acontece a concentração do Bloco Altamente e o encontro com o Bloco Careta pros Caretas. Às 18h, os foliões saem em cortejo rumo ao Paredão da Rua Tiradentes, onde acontece apresentações musicais com Dan e Duca, Rubiane Sampaio e Nandy Xavier.

A programação é gratuita e promovida pelo Coletivo Altamente. A FCCDA apoia a iniciativa e convida a todos que participarem de suas oficinas no sábado para permanecerem no Paredão da Rua Tiradentes e prestigiarem a festa carnavalesca dos coletivos culturais da cidade.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2152 ou pelo site www.fccda.com.br.

SERVIÇO

Oficina de Percussão “Batucada Brasileira”
Data e horário: sábado, 23 de janeiro, das 15h às 15h30 e das 16h às 16h30
Local: Paredão da Rua Tiradentes (Rua Tiradentes, Centro, Itabira, Minas Gerais)
Módulos: Turma 1: de 4 a 6 anos; Turma 2I: de 7 a 10 anos
Inscrições: gratuitas e feitas no local

LEIA MAIS

Comentários