Fundação Cultural divulga programação da Semana Drummondiana

A Semana Drummondiana já se tornou uma tradição dentro do calendário cultural de Itabira. Em 2015, o evento chega à sua 14ª edição e acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro, reunindo uma programação dedicada à obra de Carlos Drummond de Andrade e ao fomento da literatura. O evento é uma promoção da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e celebra os 113 anos de nascimento do poeta itabirano.

A abertura oficial da Semana Drummondiana está programada para acontecer no dia 28 de outubro, às 19h, no Teatro da FCCDA. Na ocasião, o Grupo Musical Meninar, formado por crianças e jovens entre 10 e 22 anos e regido por Marcelo Hautequeste, apresenta um repertório com canções de compositores brasileiros, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Billy Blanco.

No dia 29 de outubro, a escritora Rosa Dalva lança, na Galeria da FCCDA, às 19h, o livro “O Menino que se esqueceu de dormir”. A obra é voltada para o público infantil e aborda o universo dos sonhos e incentiva a leitura. O livro conta com ilustrações de Rinaldo de Oliveira Silva.

A exposição “Casa da palavra: 15 anos de Drummond no Jornal do Brasil” é um dos destaques do evento e mostrará ao público a extensão da obra e da criatividade do poeta. A mostra será aberta no dia 30 de outubro, às 19h, na Casa de Drummond, e contará com fragmentos da obra do poeta maior espalhados pelos cômodos da casa, além de poder mostrar um pouco do trabalho do escritor itabirano para o Jornal do Brasil.

A Casa de Drummond recebe, também no dia 30 de outubro, às 19h30, o bate-papo literário “Drummond e Cora Coralina: estabelecimento de amizade”, que será ministrado por Marlene Vellasco, diretora do Museu Casa de Cora Coralina. A conversa irá retratar a amizade desses dois escritores brasileiros a partir da troca de correspondências que mantiveram entre os anos de 1980 e 1983.

Já no dia 31 de outubro, data de nascimento de Drummond, o Memorial Carlos Drummond de Andrade exibe, durante todo o dia, o filme “Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade – Uma leitura”. Dirigido por Eucanaã Ferraz, e lançado em 2014, a película reúne os escritores Joca Reiners Terron, Antônio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto que pontuam a cronologia do poeta com leitura de poemas.

Ainda no dia 31 de outubro, o Teatro da FCCDA recebe o rapper belorizontino Flávio Renegado para um bate-papo literário. O artista tem se destacado no cenário musical por sua mistura do rap com ritmos brasileiros, latinos, caribenhos, africanos e norte-americanos. O encontro será às 19h.

A programação da 14ª Semana Drummondiana conta, ainda, com oficinas, palestras, workshops, exposições e muito diálogo. Durante os quatro dias de evento, Itabira irá receber nomes importantes da literatura nacional em um evento que busca incentivar as práticas literárias.

Os interessados podem consultar a programação completa da Semana Drummondiana no site da FCCDA, no seu perfil no Facebook ou clicando aqui.

Comentários