Fundação Clóvis Salgado divulga editais para o Palácio das Artes

Estão abertas as inscrições para os editais de ocupação das galerias do Palácio das Artes e da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Ao todo serão selecionados cinco projetos, três contemplados no Edital de Ocupação das Galerias do Palácio das Artes, para as galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima e Mari’Stella Tristão, e dois selecionados no Edital de Ocupação de Fotografia, para a CâmeraSete.

Desde 2015 a Fundação Clóvis Salgado (FCS) aumentou de três para cinco o número de premiados pela inciativa que pretende estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional. Os artistas selecionados receberão R$ 5.500,00, para cada exposição coletiva e R$ 4.000,00 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da FCS. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições.

A Comissão de Seleção do Edital contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

Já foram selecionados pelo Edital artistas como Marco Paulo Rolla, Andrea Lanna, Sylvia Amélia, Aretuza Moura, Fernanda Goulart, Inês Linke, Rodrigo Zeferino, Adriano Gomide, Mônica Sartori, Pedro David, Daniel Senise, Laerte Ramos, Raquel Schembri, Dimas Guedes, o Coletivo Piolho Nababo, Nidia Negromonte, André Griffo, Adriana Maciel, Ricardo Homen, Marcelo Armani, Bete Esteves, Nelton Pellenz e Luiza Baldan.

Sobre as inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de fevereiro de 2017. Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e do exterior, neste caso, com visto de permanência definitivo no país. O resultado será divulgado no dia 08 de março de 2017. As propostas selecionadas ocuparão as galerias Genesco Murta, Arlinda Côrrea Lima, Mari’Stella Tristão e o CamêraSete no primeiro semestre de 2016. A ficha de inscrição e orientações sobre a documentação exigida estão disponíveis no site fcs.mg.gov.br.

As inscrições só poderão ser feitas via Correios, com data limite de postagem em 06 de fevereiro de 2017. Além disso, devem ser especificamente endereçadas à Gerência de Artes Visuais, com a seguinte identificação: Edital de Fotografia 2017 (frente). Nome e endereço do artista ou do representante do grupo (verso).

Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 3236-7363/7364 ou pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários