Fotógrafo queniano conquista o mundo com projeto que exalta a pele negra

Brian Siambri é designer gráfico que trabalha dirigindo sessões de fotografia para a revista “True Women”, da África Oriental. Nascido e criado em Nairobi, Quênia, ele conta, em seu site, que o amor pelas artes começou muito jovem, por meio das ilustrações que aprendeu a fazer com um tio. “Mais tarde me tornei designer gráfico. Foi ali que meu interesse pela fotografia de moda cresceu, enquanto trabalhava com meu mentor e amigo Emmanuel Jambo. Nessa época comecei a fotografar com meu celular e cresci a partir daí”, relembra.

tumblr_nlrl1jKctr1sf5to4o1_1280

Há cerca de dois anos, Brian vem investindo na nova carreira. “Meus trabalhos fotográficos se concentram em capturar moda e seus elementos. Eu amo luz natural e sombras. Estou sempre experimentando novas técnicas, pois adoro me desafiar a ultrapassar os limites da criatividade”, detalha.  Essa busca o levou a desenvolver uma série fotográfica que destaca diferentes designers africanos de moda e a beleza de pele negra.

A série foi batizada de “The Dark Matter Project”. O nome é um jogo de palavras, já que “matter” pode significar “matéria” ou “importância”. Traduzido para o português ficaria algo como “O Projeto Matéria Negra” ou “O Projeto Importância Negra”. O jogo de palavras torna o projeto ainda mais belo, já que o objetivo, além de ressaltar a beleza da pele negra, é inspirar orgulho e divulgar os trabalhos de diferentes estilistas e modelos africanos.

Em uma transmissão ao vivo em seu Instagram, Brian contou com empolgação que a cena criativa queniana transborda juventude, jovialidade e inovação.  “Estamos elevando a criatividade a outros níveis por aqui. Estamos tomando as rédeas de seus destinos e questionando o que é ser africano, na arte, na política, na moda e na sexualidade. Não temos medo de superar limites para encontrar nossa identidade e deixar uma marca no mundo. É isso que quero com meu trabalho: deixar um legado”, finaliza.

As fotos de Brian podem ser vistas em seu site, no perfil do Tumbrl ou no Instagram. Confira abaixo uma amostra do projete “The Dark Matter Project”.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras