Fórum das Artes 2018 promove importantes debates nas áreas de educação, arte, música e patrimônio

Todas a programação é gratuita e integra o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Com uma visão extensionista – viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade –, o Fórum das Artes 2018 engloba os seminários, as mesas de debates, as palestras e os encontros do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

O Seminário 80 anos de Ouro Preto Patrimônio Nacional: desafios e perspectivas ocorre nos dias 10 e 11 de julho, no Salão São João del-Rei, no Centro de Artes e Convenções da Ufop. Uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e Artístico (Iphan), o público-alvo são profissionais atuantes na área de patrimônio imaterial, alunos do curso de museologia, história e turismo, comunidade em geral.

A atividade celebra os 80 anos de tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Ouro Preto, em 20 de abril de 1938, com reflexões sobre os desafios da proteção desse conjunto urbano. Nos mesmos dias, o Fórum das Artes também promove as mesas de Educação Atropófago-Troplicalista, em Mariana, na localidade de Goiabeiras e no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

As atividades dos Diálogos Musicais são realizadas em 11 e 12 de julho, no Departamento de Música da Ufop. A programação inclui palestras, debates, lançamento de filme, recital e concerto, com as temáticas centrais de Aspectos da Música Brasileira e Jornada em homenagem a H. J. Koellreutter.

Já o 6º Encontro de Arte-Educação de Ouro Preto acontece em 12 a 13 do mesmo mês, no Salão São João del-Rei do Centro de Artes e Convenções da Ufop. Essa é uma ação da Curadoria Infantojuvenil com o objetivo de discutir e analisar práticas da arte-educação dentro e fora do ambiente escolar por meio de palestras, debates e comunicações. A proposta temática deste ano é a discussão “A Arte/Educação em Tempos de Cólera”.

Finalizando as ações do Fórum das Artes 2018, no dia 13 de julho, o Festival realiza o Painel do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da Ufop. Com palestras e mesas de debate, o evento pretende despertar a percepção dos princípios para o desenvolvimento sustentável de forma transversal, popular e institucional das cidades históricas.

Todas as atividades do Fórum das Artes são gratuitas e se concentram no período de 10 a 13 de julho. As vagas são limitadas. Tanto a programação completa, como as inscrições podem ser acessadas pelo site do Festival (www.festivaldeinverno.ufop.br).

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto (Feop) e as Prefeituras de Ouro Preto e João Monlevade. Mais informações estarão disponíveis nos sites www.ufop.br e www.festivaldeinverno.ufop.br.

SERVIÇO

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018

Ouro Preto e Mariana
6 a 22 de julho

Fórum das Artes
10 a 13 de julho

Programação gratuita

LEIA MAIS

Comentários