Festival de Música da Prefeitura de Itabira diverte e revela sucessos entre crianças da rede pública de ensino

A garotada soltou o gogó durante o 1º Festival de Música Estudantil realizado nessa terça-feira, 26 de junho, pela Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante a manhã, crianças do Ensino Fundamental II de 11 escolas – tanto da rede municipal, quanto da estadual -, subiram ao palco do teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), onde se divertiram em uma competição saudável e amistosa pela melhor banda.

O Festival é uma modalidade da 2ª Gincana do Programa Conexão Jovem, que reúne uma série de atividades esportivas e culturais na rede pública. Com a iniciativa, a SME estimula o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social dos participantes. “Estamos trazendo de volta as tradicionais gincanas, provendo uma união entre as escolas e resgatando também a cultura e o lazer. É, também, uma forma de aprendizado”, avalia o secretário Municipal de Educação, José Gonçalves Moreira.

O show dessa terça-feira reuniu talentos do 6º ao 9º ano, que apostaram na criatividade, visual e acústico para interpretar sucessos da música nacional. Os pequenos cantores foram avaliados por artistas de destaque em Itabira, como Jhessy e Leslie, Amanda Garcias, Pedro Augusto, Davi Efraim, Lena Primo e outros artistas.

Entre as bandas formadas por alunos, sagrou-se campeã a Escola Municipal Didi Andrade, do bairro Vila Santa Rosa, que somou 339,8 pontos na parcial da gincana. Em segundo lugar ficaram os cantores da Escola Estadual Fazenda da Betânia, localizada no bairro Pedreira (338,7 pontos).

O pódio também teve as instituições municipais e estaduais Dona Eleonora Nunes Pereira (334,6 pontos), Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro – Premem (334), Antônio Linhares Guerra (329,3), Professora Antonina Moreira (324), Antônio Camilo Alvim (323), Major Lage (301,8), José Gomes Vieira (300), Mestre Zeca Amâncio (281,5) e Marina Bragança de Mendonça (265).

“Queremos que nossos jovens tenham contato com uma boa música, com músicas salutares da cultura brasileira que contribuam ao crescimento e aprendizado”, comenta o secretário Municipal de Educação.

Outras etapas

As próximas etapas da gincana esportivo-cultural terá campeonato de futsal no dia 5 de julho e uma competição de carrinho de rolimã, no dia 12 de julho. Após todas as fases, a grande final da gincana será no dia 13 de agosto, quando as equipes vencedoras das várias atividades propostas pela gincana, inclusive a banda campeã do festival estudantil de música popular, serão apresentadas. Está prevista a participação de 800 crianças e adolescentes na data.

LEIA MAIS

Comentários