Fernando Grecco anuncia novo disco e esquenta estreia com videoclipe da inédita “Canto”, que tem participação de músicos do Aláfia

Faixa, ritualística e coletiva, conta com as participações especiais de integrantes do Aláfia

Abrindo caminhos para o seu próximo disco, previsto para sair em 2021, Fernando Grecco – conhecido pelo trabalho que realizou como idealizador do selo e produtora Borandá – apresenta mais um passo de sua carreira artística com a inédita “Canto”.

Faixa, disponível em todas as plataformas digitais e com videoclipe no YouTube, reflete sobre todas as sensações e motivações que guiam o músico em seu ofício. “Sempre me considerei mais instrumentista do que cantor, mas desde sempre adoro e preciso cantar. Esse é um processo intenso e libertador. Muitas vezes, quando estou com um problema ou tenho uma decisão importante para tomar, o canto me ajuda a sair do lugar mais racional e ir para o intuitivo, lúdico, desatando os nós que criamos em nossa existência e que nem sempre parecem simples de resolver… A arte nos transforma. Permite que a gente fale coisas de uma forma que não conseguiríamos dizer de um outro jeito. Aliás, gosto de lembrar que em uma aldeia indígena todos cantam, dançam e pintam, assim como trabalham, caçam, pescam e cuidam das crianças. A arte, pra mim, deveria ser parte integrante da vida, nos ajudando a constituir quem somos, como sujeitos “desejantes” ou simplesmente humanos. Um ato inclusivo e democrático”, explica.

Produzido pelo próprio Fernando, em parceria com Alê Siqueira, single é embalado por um clima ritualístico e coletivo que inclui as participações especiais de integrantes do bando Aláfia, que gravaram o arranjo antes da quarentena. Gabriel Catanzaro assumiu o baixo, Fábio Leandro o piano Rhodes e arranjo de sopros/metais, Alysson Bruno ficou nas percussões e Filipe Gomes na bateria. Will Bone soma ao time nos saxofones e trompetes.

“Esse som segue um ritmo de 12 por 8, remetendo a raízes africanas com um toque chamado ‘Vassi’, bastante usado no candomblé. Partindo disso, meus convidados – muito ligados a estas tradições afro brasileiras – trouxeram a magia e o super balanço que o registro pedia. Potencializando tudo, um arranjo de guitarras no ápice final chega remetendo a minha influência de rock e jazz rock”, conta Fernando Grecco.

Para a versão audiovisual, dirigida por Rafo DCHV, imagens da gravação de base se misturam com cenas captadas, na casa do cantor, em um clima bucólico trazido pelo seu jardim.

Entre as principais influências do compositor, nomes como Edu Lobo, Milton Nascimento, Tom Jobim e mais. “Esse é um lançamento muito importante na minha trajetória. Minha estreia como ‘cantautor’ aconteceu em 2017, com o EP ‘Repente da Palavra’. Agora, trago o resultado daquilo que entendo como parte do meu objetivo, diário, de evolução e aprendizado”, destaca Fernando Grecco.

Assista ao vídeo de “Canto”:

LEIA MAIS

Comentários