Feira Textura integra programação do Verão Arte Contemporânea 2020

Performance literária, bate-papo com autores e muitos lançamentos irão compor a nova programação que acontece no sábado, 8 de fevereiro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte

A Feira Textura – pequena feira de impressões e literatura – está pelo segundo ano consecutivo na programação do VAC 2020, a 14a edição do Verão Arte Contemporânea. Realizada a cada três meses, a Textura busca abrir espaço para a literatura produzida em Minas Gerais e em outros estados. Mais de vinte editoras/autores independentes estão confirmados. Com entrada franca, a Textura, desta vez, será realizada no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte/MG), dia 8 de fevereiro, das 11h às 17h.

“Para a gente é uma honra poder estar junto desse festival que já é uma tradição na cidade, e que, principalmente, visa fortalecer e evidenciar a produção artística, que é tão rica em BH. As características do VAC são bem alinhadas com os objetivos também da nossa Textura, que vai realizar sua décima segunda edição. Buscamos promover e legitimar o trabalho da cena literária independente. Reunimos editoras, autores e artistas que trabalham com a literatura e a arte de fazer livros”, explica Wallison Gontijo, sócio fundador da Impressões de Minas, editora idealizadora da Feira Textura.

Nesta edição da Textura, participarão a editora Aletria, Ateliê Arte Bruta, Catapoesia, Cas’a Edições, Cefet/MG/LED, Caos e Letras, Editora Luas, Editora Moinhos, Editora Vienas Abertas, Eis Editora, Estranha Dupla, Francesinha Editora, Impressões de Minas, Mel da Flor, O Sexo das Palavras, Páginas Editora, Phonte 88, Relicário Edições, Revista Chama, Revista Texturas – Zona de Encontro, Ruy Izidoro, Se Afeta, SQN Biblioteca, Uivo das Lobas e Vagabundo Iluminado.

Programação Especial e Performance Literária

Além da tradicional exposição de livros, a programação da Textura ofertará lançamentos e relançamentos de obras. Um dos destaques do evento é a performance Recital Passarinho Loque, com o poeta JoMaKa, que acontece das 14h às 14h30. Artivista, poeta marginal antimanicomial, membro dos coletivos Academia TransLiterária e Cooperativa de Literatura Marginal, JoMaKa é autor do livro “Generalidades ou Passarinho Loque Esse”.

Em seguida, a partir das 15h, haverá um bate-papo com autores para discutir o tema “A vontade da literatura: potencialidades e vida”, com as participações de Amanda Ribeiro, Flávia Péret, Miguel Javaral e Pedro Bomba, além de Flávia Denise de Magalhães, responsável pela mediação.

Sobre a Textura

A Textura, uma iniciativa da editora Impressões de Minas, iniciou-se em 2017 e acontece trimestralmente. Nasceu do desejo de expandir a literatura para outros lugares além das livrarias e dos espaços formais de discussão e fruição do livro e das publicações. Passaram pelas edições anteriores mais de trezentos parceiros, incluindo editoras independentes, publicações de artistas solo e produtos que dialogam com o tema central, a literatura.

SERVIÇO

Feira Textura (atração do VAC 2020)
Data: sábado, 8 de fevereiro
Horário: 11h às 17h
Local: Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte/MG)
Ingressos: gratuito
Informações: @feiratextura (Instagram e Facebook) e pelo email feiratextura@gmail.com ou na @veraoarte

LEIA MAIS

Comentários