FCCDA realiza em setembro a 8ª Semana da Música da Escola Livre de Música de Itabira

Entre os dias 23 e 28 de setembro, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove a 8ª Semana da Música. O evento tem como objetivo expandir os trabalhos da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), levando atividades didáticas e apresentações culturais ao público itabirano.

Na segunda-feira, 23, às 14h, acontece o Laboratório de Prática Orquestral, com o professor Rafael Ribeiro. O curso é destinado a instrumentistas da área de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) que tenham leitura fluente em partitura.

Já na terça-feira, 24, às 15h, a professora Denielle Perotti ministra a oficina “Musicalização Infantil: o Sensorial e o Musical na Infância”. A atividade é voltada para crianças entre 9 e 11 anos. No mesmo dia, às 19h30, Denielle Perotti também comandará a oficina “Canto e Performance para Iniciantes, que é destinado para pessoas acima dos 11 anos.

Também na terça-feira acontece a oficina “Ukulele para Iniciantes”, com a professora Daniela Castelo. A primeira turma é voltada para crianças entre 10 e 13 anos e acontece às 9h. A segunda turma é para pessoas acima dos 14 anos e será às 16h30.

Na quarta-feira, 25, às 15h, o professor Henrique Toledo ministra a oficina “Apreciação Musical: Formações Instrumentais”, destinado aos interessados na área. Já às 9h30 e 15h30, o professor Carlos Henrique oferece a oficina de “Teclado” para pessoas acima dos 12 anos.

De 26 a 28, sempre às 21h30, o maestro Filipe Vasconcelos ministra o curso “Canto Coral”, que tem como público-alvo coralistas de qualquer idade.

Todas as oficinas acontecem na Casa do Brás (Rua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro, Itabira/MG), sede da Escola Livre de Música de Itabira. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (31) 3835-2152.

A 8ª Semana da Música também contará com apresentações musicais. Na quarta-feira, 25, às 19h30, na Casa do Brás, os professores Carlos Henrique e Henrique Toledo apresentam recital didático sobre linguagem de improvisação para violoncelo e piano.

No sábado, 28, às 20h, na Igreja do Rosário, encerrando o evento, acontece concerto com a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, Coral da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) — FALE e Emanuelle Lima Cardoso.

Agenda Cultural de Setembro

Além da 8ª Semana da Música, a FCCDA preparou uma série de atividades para compor a sua Agenda Cultural de Setembro. No domingo, 8, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira esteve na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara, para uma apresentação conjunta com a Orquestra da Estação da Música de Santa Bárbara.

Na quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, sempre às 8h, a Fazenda do Pontal recebe atividades de Liang Gong destinadas aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Já na quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, às 9h, a Casa de Drummond será palco para uma série de atividades lúdicas, como contação de histórias, com alunos da Escola Municipal Coronel José Batista.

Em setembro, a Fundação Cultural também fará parte da 13ª Primavera dos Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Na quarta-feira, 25, às 19h, a Galeria da FCCDA sediará um bate-papo com Solange Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, sobre a sua experiência à frente da instituição, e com a museóloga Paula Alves, que falará sobre detalhamentos técnicos em museus.

Na quinta-feira, 26, às 8h30, será feito na parte externa do Memorial Carlos Drummond de Andrade uma apresentação do seu acervo. Na sexta-feira, 27, às 8h30, acontece no mesmo local uma ação educativa com instruções para o melhor cuidado com os livros.

Encerrando a Agenda Cultural de Setembro da FCCDA, os integrantes do Programa Drummonzinhos se apresentam no sábado, 28, às 15h30, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte. A ação integra a programação do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH).

Arte_Divulgação_Agenda_Cultural_Setembro_FCCDA

LEIA MAIS

Comentários