Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade divulga sua agenda de eventos on-line em agosto

Em agosto, a agenda cultural on-line da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) contará com oficinas, contação de histórias, palestras, exposição e apresentações musicais. Os conteúdos serão disponibilizados para a população por meio de vídeos no YouTube e transmissões ao vivo no Facebook.

A programação tem início no sábado, 1º de agosto, às 15h, com a oficina “Maquiagem Cênica”, ministrada pelo artista e maquiador Rômulo Amaral. O curso reunirá dicas, truques e técnicas de maquiagem teatral e sua aplicação, assim como mostrará formas de aproveitar produtos que temos em casa para a pintura facial. Não é necessário fazer inscrição para assistir a aula, que será disponibilizada no YouTube da FCCDA. Acesse aqui a lista de materiais.

No domingo, 2, às 15h, acontece a oficina “Quadro de Histórias”, ministrada pelo artesão Igor Evangelista. No curso será trabalhado um passo a passo da pintura rústica utilizando técnicas simples e materiais que podem ser encontrados em casa. Não é necessário fazer inscrição para assistir a aula, que será disponibilizada no YouTube da FCCDA. Acesse aqui a lista de materiais.

No sábado, 8, às 15h, é a vez de conferir a contação de história “Contos de Mulheres Fortes Narrados por Origami”, com Irene Mitsue Tanabe, que abordará a força feminina que ultrapassa gerações. O vídeo será disponibilizado no canal da FCCDA no YouTube.

Mais tarde, no mesmo dia, às 19h, acontece a live “Fique em Casa”, com Fernando Martins Cotonete, que interpretará sucessos da música brasileira e internacional, além de canções inéditas. Na apresentação, o músico será acompanhado por Igor Moura. O show acontecerá na página da FCCDA no Facebook.

A oficina “Cadernos Rápidos: Corte, Dobra, Encaixe e Costura”, com a restauradora Alice Gontijo, acontece no sábado, 15, e apresentará o passo a passo para a confecção de quatro cadernos. Não é necessário fazer inscrição para assistir a aula, que será disponibilizada às 15h no YouTube da FCCDA.

No mesmo dia, às 16h, pelo Google Meet, será realizada a oficina “O Feminino: um Olhar por meio da Literatura e dos Origamis”, com Irene Mitsue Tanabe, que promoverá uma reflexão sobre o universo da mulher por meio de contos, além de ensinar técnicas de origami e promover bate-papos sobre as histórias. O curso possui 20 vagas e as inscrições são feitas pelo Sympla.

No domingo, 16, é a vez da criançada. Às 16h, pelo Google Meet, acontece a oficina “Leitura Divertida com Origamis”, com Irene Mitsue Tanabe, que trará mediação de leituras infantojuvenis intercaladas com a prática do origami. O curso possui 20 vagas e as inscrições são feitas pelo Sympla.

Os músicos Nandy Xavier e Carlos Cabeça protagonizam na sexta-feira, 21, a live “Amizade Musical”, que apresentam canções brasileiras e relembram histórias de sua parceria. A apresentação acontece na página da FCCDA no Facebook, às 19h.

Encerrando a agenda de eventos on-line de agosto, o Centro Cultural preparou uma série de atividades em homenagem ao Dia do Folclore. A Semana da Cultura Popular tem início no sábado, 22, com a exposição “Cores, Tambores, Ritos e Ritmos”, que reúne fotografias de Stael Azevedo e tem curadoria do jornalista Gustavo Linhares. A mostra pode ser conferida no Flickr da FCCDA até o dia 30 de setembro.

Mais tarde, às 17h, tem início à série de palestras “Notas de Escurecimento”, com Plínio Camilo, que abordará os conceitos da literatura negro-brasileira. A aula será ao vivo na página da FCCDA no Facebook.

Nos dias seguintes acontecem dois outros módulos da palestra “Notas de Escurecimento”. No domingo, 23, será o curso “Negras Escritoras Pretas”, que discutirá as escritoras negras que foram esquecidas pelo cenário cultural brasileiro. Já na segunda-feira, 24, o tema é “Pretos Escritores Negros”, abordando os escritores negros em nossa literatura. As palestras acontecem ao vivo na página da FCCDA no Facebook às 17h.

Para finalizar a agenda on-line de agosto, o músico Igor Moura apresenta no sábado, 29, a live “Oriqui”, em que trará canções inéditas compostas durante o período de quarentena imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), assim como músicas que já compõem o seu repertório. Na apresentação, será acompanhado por Fernando Cotonete. O show pode ser conferido na página da FCCDA no Facebook, às 19h.

Credenciamento de artistas

Para a formação de agendas on-line com eventos culturais neste ano, a FCCDA lançou um credenciamento de artistas para a contratação de conteúdo digital. Os interessados em participar desse processo podem se inscrever até novembro. Tanto o edital quanto o formulário de inscrição estão disponíveis no site da instituição.

A criação de uma agenda cultural on-line se fez necessária devido a pandemia de Covid-19, que tem impossibilitado a realização de eventos presenciais.

LEIA MAIS

Comentários