FCCDA divulga as atrações do 43º Festival de Inverno de Itabira. Confira a programação completa!

Em abril, a superintende da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Martha Mousinho, em reunião com a classe artística de itabirana, divulgou que foram enviadas mais de 150 propostas para o 43º Festival de Inverno de Itabira. Na ocasião, também ressaltou as dificuldades de organizar o evento diante da crise financeira pela qual a cidade passa. Dois meses depois, em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 10 de julho, a gestora cultural, ao lado do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), anunciou a programação oficial do maior festejo artístico local.

O anúncio das atrações é feito a poucos dias para o início do Festival de Inverno, que começa oficialmente no dia 16 de julho, mas conta com atividades agendadas desde o dia 14 de julho. A demora na divulgação da programação já preocupava a população itabirana, que se questionava sobre a realização do evento. Essa demora, conforme destacou Martha Mousinho, aconteceu devido as negociações com patrocinadores e artistas.

“Estou, ao mesmo tempo, otimista e querendo que tudo dê certo e aconteça dentro da maior segurança e conforto para a população. A expectativa é imensa!”, destacou Martha Mousinho.

06
No dia 30 de julho, Kiko Zambianchi fará o show de encerramento do 43º Festival de Inverno de Itabira.

Para realizar o Festival de Inverno serão destinados R$ 280 mil, sendo que 40% desse valor – R$ 112 mil – serão custeados pela minerador Vale (única patrocinadora do evento). Esses recursos foram utilizados para a contratação de mais de 130 atrações nas áreas de música, literatura, dança, oficinas, exposição e teatro. Com o tema “Raízes”, o evento contará com a participação de 300 artistas itabiranos.

“Tivemos várias reuniões com a diretoria da Vale, que nos falou que poderiam contribuir com uma participação tímida com o Festival [de Inverno]. Eles demoraram a nos informar os valores, então tivemos a ideia de pedir para que eles também colocassem à nossa disposição grupos artísticos e culturais patrocinados por eles. O que seria mais uma forma de eles nos ajudarem. Eles liberaram a Orquestra Luthiers, de Santa Bárbara, e o grupo Meninos de Minas, além de ceder gerador elétrico para a Concha Acústica e os valores financeiros”, explicou Martha Mousinho.

A programação também conta nomes de destaque no cenário nacional, como 5 a Seco, Kiko Zambianchi, Zé Mulato e Cassiano e  Grupo Armatrux. As atrações de maior destaque acontecerão na Concha Acústica, que estava interditada desde 2015, e que conta com uma capacidade para três mil pessoas. Para esses espetáculos será necessário retirar ingressos mediante a doação de um litro de leite, que será destinado a instituições da cidade, como o Lar de Ozanam.

Confira a programação completa do 43º Festival de Inverno de Itabira.

07
No dia 22 de julho, o coletivo musical 5 a Seco apresenta um repertório de MPB.

Descentralização

A zona rural de Itabira e os bairros periféricos serão contemplados com atrações do Festival de Inverno. A iniciativa, conforme destacou Martha Mousinho, é uma tentativa de ampliar o acesso da população ao evento e às atrações culturais. Para isso, foi realizada uma parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira, que cederá um caminhão palco que será utilizado nas atividades de descentralização.

Fazenda do Pontal

O Bar do Festival, que acontece dentro da programação do Festival de Inverno, já se tornou uma tradição no mês de julho. A iniciativa está mantida, mas, diferente dos últimos anos, não acontecerá na parte debaixo do casarão da Fazenda do Pontal. Atualmente, o espaço necessita de reforma e a Prefeitura de Itabira não teve tempo hábil para conduzir as obras estruturantes, por isso, em 2017, acontece no estacionamento frontal da Fazenda do Pontal.

Zé Mulato e Cassiano trazem a Itabira o melhor da moda de viola.
Zé Mulato e Cassiano trazem a Itabira o melhor da moda de viola.

Assim como nas edições anteriores, o Bar do Festival será organizado por uma empresa parceira. A vencedora do edital de exploração do espaço foi a empresa Ação Eventos e Marketing – Eireli, que também atuará no Festival de Inverno de Ouro Preto.

Patrocínio

Em maio, a FCCDA abriu edital para captar patrocinadores para o Festival de Inverno de Itabira. Durante o certame, diversas empresas manifestaram o interesse em apoiar a iniciativa cultural em troca da exposição de suas marcas. Nesse processo, foram firmadas parcerias para a estruturação e logística do evento, assim como hospedagem e alimentação dos artistas.

“É uma troca. Nós divulgamos as marcas deles e, em contrapartida, oferecem diversas formas de apoiar o Festival de Inverno. É um processo importante para a realização do evento”, avaliou Martha Mousinho.

Confira a programação completa do 43º Festival de Inverno de Itabira.

09
O Grupo Armatrux é um dos representantes do teatro no 43º Festival de Inverno de Itabira.

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.