Exposição do Memorial Itinerante Vale chega a São Gonçalo do Rio Abaixo nesta sexta-feira

São Gonçalo do Rio Abaixo será a primeira cidade a receber o Memorial Itinerante – Africanidades, projeto que leva à população do interior do estado um recorte do Memorial Minas Gerais Vale, localizado na capital mineira. A exposição é gratuita e ficará no Centro Cultural, na rua Henriqueta Rubim, 57, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, entre 3 de junho e 3 de julho.

A mostra se propõe a ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

A iniciativa inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para 136 profissionais da área de educação e cultura para a comunidade, sendo 34 em cada localidade.

Na parte cultural, a exposição temporária será composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.

Já a parte educacional, pautada no trabalho realizado pelo setor educativo do Memorial Vale, visa a formação de profissionais da área da educação nas determinações da lei 10639/2003, que trata da obrigatoriedade de inserção, nos currículos escolares, da história e da cultura afro-brasileira.

Os participantes do curso, que terá 20 horas de duração, receberão um certificado. “É necessário um processo de formação continuada. Assim, foi estruturado um plano que pudesse tratar dessas questões de forma dinâmica e próxima da realidade do docente”, explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Minas Gerais Vale.

SERVIÇO

Mostra Itinerante do Memorial Minas Gerais Vale
Quando: de 3 de junho a 3 de julho, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Onde: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo (rua Henriqueta Rubim, 57, Centro)
Ingressos: Gratuito

Comentários