Evento de música acontece pela primeira vez na África do Sul e relembra 100 anos de Nelson Mandela

No último domingo (2), a cidade de Joanerburgo, na África do Sul recebeu, pela primeira vez, uma edição do Festival Global Citizen. Realizado desde 2012, o festival visa promover debates e levantar fundos para erradicar a pobreza extrema no planeta até 2030. Ele já acontece em grandes capitais do mundo, como Nova Iorque, e tem Chris Martin, vocalista do Coldplay, como diretor criativo desde 2016. A previsão é que ele se mantenha na função até 2030.

JOHANNESBURG, SOUTH AFRICA - DECEMBER 02:  Chris Martin speaks on stage during the Global Citizen Festival: Mandela 100 at FNB Stadium on December 2, 2018 in Johannesburg, South Africa.  (Photo by Kevin Mazur/Getty Images for Global Citizen Festival: Mandela 100)

A ideia do festival de música surgiu com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma lista criada pela ONU com 17 tarefas para ajudar a acabar com a pobreza. Em 2018, o evento homenageou o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela que, caso estivesse vivo, completaria 100 anos. O líder político africano foi condenado em 1964 à prisão perpétua por conspiração contra o governo. Libertado 27 anos depois, em meio a forte pressão internacional, se transformou num dos principais expoentes da luta contra o racismo. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

O FESTIVAL

No domingo, subiram no palco do Global Citizen, para shows memoráveis, o casal Beyoncé e Jay-Z, Ed Sheeran; Chris Martin; Pharrell Williams; Usher; Eddie Vedder; Femi Kuti; Cassper Nyovest; Kasey Musgraves e D’banj. O comediante Trevor Noah, estrela do “Daily Show”, foi o apresentador do evento. Ainda subiram ao palco para discursar: Oprah Winfrey; Naomi Campbell e Dave Chappelle.

Para ser realmente global, o evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube, pelo Twitter e pela MTV para cerca de 180 países. Além disso, a entrada no evento foi gratuita e os ingressos foram sorteados ao longo dos últimos meses entre aqueles que participaram de desafios propostos pelo festival em suas redes sociais.

QUEEN B EMOCIONA

Dias antes do festival, a cantora Beyoncé divulgou uma carta aberta à Nelson Mandela onde fala de sua importância para ela e para o mundo. Confira na íntegra:

Querido Madiba,

Eu te conheci em 2004, no show beneficente “46664 AIDS”, na Cidade do Cabo, e o impacto que você teve sobre minha vida ressoa em mim hoje e todos os dias. Sua gentileza e gratidão por toda sua experiência e sua habilidade de perdoar são lições que aprendi e passarei para os meus três filhos. Toda minha família tem muita consideração por você. 

É uma honra, para mim, viajar à África do Sul, nesta semana, em comemoração a você e seus esforços para corrigir tantos erros. Você foi um guerreiro estratégico, um ativista corajoso e um carismático e amado líder. Sua visão de dignidade, de direitos humanos, de paz e de uma África do Sul livre do racismo e apartheid, nos permite tornar sonhos em realidade.

Eu me lembro de andar com você de volta àquela prisão na Ilha Robben, onde você passou 18 daqueles 27 anos aprisionado. Eu recordo os seus calculados, porém focados, passos enquanto contava as histórias dos seus esforços, sacríficos e resiliência. Você sorria enquanto falava para um grupo de artistas e convidados, incluindo minha mãe, que foi a primeira a contar a mim e a minha irmã sobre o grande Nelson Mandela. Naquele momento, eu realmente compreendi o seu coração e humildade.

Você tornou possível para muitas pessoas, como eu, rejeitar as impossibilidades e entender nossas capacidades de fazer mudanças duradouras no mundo. Os menores esforços podem mudar a trajetória de muitos que vivem na pobreza extrema, enfrentando injustiças, a obscenidade do racismo e lutando por seus direitos como humanos.

Enquanto comemoramos o Global Citizen Festival: Mandela 100, em homenagem ao seu centenário, eu garanto que fizemos dos seus sonhos o nosso. O seu trabalho e sacrifícios não foram em vão. Eu vou valorizar cada momento em que estive em sua presença e usar as lições que aprendi de você como o combustível para atiçar ideias positivas e soluções.

Beyoncé Knowles-Carter

LEIA MAIS

 

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras