Estreia de “Suprema” agita EUA

Considerada a principal estreia desse fim de ano nos EUA, “Suprema” contará a história de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos responsável por defender causas de direitos iguais para homens e mulheres.

Com roteiro escrito com grande participação da juíza e protagonizado pela indicada ao Oscar Felicity Jones, o filme mostra uma Ruth jovem, que luta para fazer dar certo as responsabilidades como mãe de primeira viagem e a a carreira como advogada nos anos 1960 e 1970.
0834129.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx
Considerada polêmica por aqueles que não fazem coro à sua carreira e heroína por quem admira a história que construiu, o longa pretende mostrar o lado mais humano da juíza destacando fraquezas, problemas e sua vida doméstica.

Quem teve a ideia de abordar Ruth e construir o roteiro foi seu sobrinho Daniel Stiepleman. E enquanto construía a história, ele assistiu à transformação da tia em ícone cultural norte-americano. Apelidada de Notorious R.B.G. (em referência ao pseudônimo do falecido rapper Notorious B.I.G.), ela se tornou uma heroína entre os progressistas do país, tendo sua imagem estampada em canecas e camisetas. Ruth tem, inclusiva, sua própria boneca! Para completar, o documentário “RBG” mostrou a juíza, hoje octogenária, em uma rotina que inclui levantar pesos na academia.

Em “Suprema”, que estreia no Brasil em março de 2019, será possível entender porque Ruth virou um fenômeno tão admirado. O filme mostra de perto um dos casos históricos de discriminação defendidos por Ruth e seu marido, o advogado tributário Martin, em 1972. Nele, o casal defende Charles Moritz, que teve uma dedução fiscal de 296 dólares negada apenas por ser um cuidador do sexo masculino. Ruth e o marido, que morreu em 2010, obtiveram sucesso ao provar que ele sofreu uma clara discriminação com base no gênero.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras