Estilista itabirano Ronaldo Silvestre estreia na passarela principal do Minas Trend 2017, um dos principais eventos da moda brasileira

Na noite de quarta-feira, 4 de outubro, a passarela do Minas Trend recebe um pouco do talento itabirano. A coleção “Organic: Yara”, assinada por Ronaldo Silvestre, desfila, às 18h, na principal feira de moda do país e apresenta uma linha produzida de maneira artesanal pelo Instituto Tecendo Itabira. O evento acontece entre os dias 3 e 6 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em sua estreia no line-up do Minas Trend, Ronaldo Silvestre optou por apresentar peças que vão além da moda e apostam no desenvolvimento sustentável, transformação social e empoderamento feminino. Temáticas que se mostram necessárias em um momento em que o país volta as suas atenções para essas discussões e enfrenta uma de suas maiores crises éticas da sua história.

Não à toa que o estilista itabirana encontrou inspiração para esse trabalho no conto “Maio – A Perigosa Yara”, de Clarice Lispector, e se caracteriza pelo reaproveitamento de materiais e design feito à mão pelas costureiras do Tecendo Itabira (projeto social conduzido pelo próprio Ronaldo Silvestre).

O trabalho artesanal é uma das principais marcas do estilista itabirano, que acredita que com esse modelo é possível criar uma cadeia de moda sustentável e que se apresente como alternativa econômica para Itabira, que ainda se vê atrelada à indústria de extração de minério de ferro.

Além das questões socioculturais impressas na coleção “Organic: Yara”, Ronaldo Silvestre mantém em suas peças características marcantes do seu trabalho. O jeans, a seda artesanal e o tule estão presentes, assim como a utilização das cores preto, azul, laranja, vermelho, verde, amarelo e tons crus. Uma composição que cria identidades únicas para cada peça.

Carreira

Com 16 anos de profissão, Ronaldo Silvestre já participou de três edições da Casa de Criadores, que acontece duas vezes por ano em São Paulo, e de diversos desfiles em Fortaleza, Ceará.

Em 2016, o estilista itabirano conquistou o primeiro lugar no concurso Ready to Go, realizado dentro do Minas Trend e apontado como um dos principais eventos reveladores de talentos da moda brasileira.

Outros participantes

02

Além de Ronaldo Silvestre, estreiam na passarela do MW as marcas Chocker, Led e Mollet. O evento também contará pela primeira vez com um desfile do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (Sindijoias).

Outras marcas participantes são: Caleidoscópio, Carlos Penna, Claudia Arbex, Hector Albertazzi, Lázara Design e Marieta Rigoni, usando looks da Madrepérola e Jaílson Marcos.

Clique aqui e tenha mais informações sobre o Minas Trend 2017.

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.